ISPUP celebra 15 anos com 4 dias de atividades

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) completa 15 anos de existência no próximo dia 14 de julho. A efeméride será assinalada com várias atividades a decorrerem entre os dias 12 e 15 de julho.

O programa das comemorações tem início no dia 12, com a inauguração da exposição Excursão Catedrática à Neblina Rosa, às 15h00, na Galeria Painel.

O dia 13 de julho será dedicado aos profissionais de saúde pública, com um webinar falado em língua inglesa, a decorrer das 14h00 às 16h00, sob o mote The tools to act: training the new Public Health workforce.

A sessão, moderada pela investigadora do ISPUP e médica de saúde pública, Teresa Leão, contará também com o comentário de Robert Otok, da ASPHER (Associação de Escolas de Saúde Pública da Região Europeia), bem como com a participação de vários alumni, de estudantes de mestrado e de doutoramento em saúde pública e educação para a saúde, e com médicos internos de formação específica em saúde pública. A transmissão do webinar será assegurada na página de Youtube do ISPUP.

O Poder Autárquico e a Saúde Pública

O dia de aniversário do Instituto, 14 de julho, será comemorado com a sessão O Poder Autárquico e a Saúde Pública, na Reitoria da Universidade do Porto, a decorrer entre as 14h30 e as 16h30.

Moderada por Henrique Barros, Presidente do ISPUP, esta sessão contará com a intervenção dos Presidentes das Câmaras Municipais do Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Valongo, Matosinhos e Maia.

Esta sessão estará, igualmente, disponível para visualização no canal de Youtube do Instituto.

A semana das comemorações termina no dia 15 de julho, com um webinar ao vivo no jornal PÚBLICO, onde o estudo Diários de uma Pandemia, uma iniciativa colaborativa entre o ISPUP, o INESC TEC e o jornal PÚBLICO, será o principal tema.

Intitulado Uma doença emergente, muitas histórias – leituras dos Diários de uma Pandemia, o webinar será moderado por Amílcar Correia, diretor-adjunto do jornal PÚBLICO. Participarão também Raquel Lucas, investigadora do ISPUP, Artur Rocha, do INESC TEC, Regina Guimarães e Pedro Quintas, participantes no estudo Diários de uma Pandemia, Ana Sampaio, da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, e Maria de Belém Roseira, do grupo consultivo do estudo Diários de uma Pandemia.

Para mais informações detalhadas, consulte o programa.