ISPUP integra projeto que pretende marcar uma nova era no tratamento da tuberculose

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integra o UNITE4TB, um projeto europeu financiado em 185 milhões de euros pelo Horizonte 2020, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de novas soluções para o tratamento da tuberculose.

O projeto, que terá a duração de 7 anos, foi lançado oficialmente no dia 15 de julho de 2021, no âmbito da Iniciativa Medicamentos Inovadores – um Consórcio Europeu de Investigação e Desenvolvimento público-privado, que visa promover a criação de novos medicamentos para tratar ou prevenir infeções bacterianas resistentes.

A equipa do UNITE4TB unirá esforços para encontrar novos fármacos que sejam capazes de tratar os doentes com tuberculose multirresistente, de uma forma eficaz, acessível e rápida.

Note-se que a tuberculose multirresistente é considerada um desafio de saúde pública, uma vez que é resistente a pelo menos dois medicamentos antituberculosos que são cruciais para o seu tratamento – a Isoniazida e a Rifampicina. A falta de opções terapêuticas compromete o controle da doença e a cura dos doentes infetados, dificultando a interrupção da cadeia de transmissão. O UNITE4TB surge precisamente para encontrar novos fármacos que ajudem a tratar este problema de saúde pública.

O papel do ISPUP

Sob a orientação de Raquel Duarte, investigadora no ISPUP e médica pneumologista, o Instituto ficará responsável por liderar as atividades de “Implementação, divulgação e comunicação” do projeto, trabalhando em estreita colaboração com todos os seus parceiros, de forma a alcançar o público em geral, doentes/comunidades, profissionais de saúde, e outros grupos relevantes.

Como afirma a investigadora do ISPUP, “o UNITE4TB é uma importante plataforma de investigação internacional para combater a tuberculose. Os vários parceiros do projeto trabalharão em conjunto para realizar novos ensaios clínicos que irão acelerar o desenvolvimento de soluções terapêuticas para a tuberculose sensível e multirresistente, respondendo assim a uma necessidade sentida nesta área do conhecimento”.

“O ISPUP assumirá um papel de relevo no consórcio, enquanto responsável pela área da divulgação e comunicação, ajudando a levar o conhecimento produzido aos vários parceiros do projeto e à comunidade“, remata.

Integram o consórcio 30 instituições de 13 países da União Europeia, entre as quais se encontram instituições académicas, pequenas e médias empresas, organizações públicas e farmacêuticas.

Para mais informações, consultar o website do projeto.

Este projeto recebeu financiamento da Innovative Medicines Initiative 2 Joint Undertaking  (EC) ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101007873. A EC recebe apoio do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia e da EFPIA, Deutsches Zentrum für Infektionsforschung e. V. (DZIF), e Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU). A EFPIA/AP contribui para 50% do financiamento, ao passo que a contribuição do DZIF e do LMU Hospital Universitário de Munique foi concedida pelo Ministério Federal Alemão da Educação e Investigação.

Imagem: Unsplash/Robina Weermeijer