Reunião de lançamento de projeto europeu que visa modernizar o ensino na área da toxicologia

Areunião de lançamento do projeto europeu “Toxicology Innovative Learning For Europe” (ToxLearn4EU), que visa modernizar o ensino na área da Toxicologia e outras relacionadas, aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Roma (Itália).

As investigadoras Carla Costa e Solange Costa, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), marcaram presença na reunião.

O projeto ToxLearn4EU, do qual o ISPUP é parceiro, pretende modernizar o ensino na área da Toxicologia e áreas afins, através do desenvolvimento de conteúdos educativos inovadores, como cursos interativos e casos de estudos, que sejam disponibilizados online e com acesso livre. O objetivo principal é produzir educação digital de qualidade sobre temas atuais no domínio das Ciências da Saúde.

O projeto, financiado pelo programa europeu ERASMUS +, compreende um consórcio de sete Institutos de Ensino Superior, três Institutos de Investigação e vários laboratórios de toda a Europa, sob a coordenação da Universidade de Toulouse, sendo o ISPUP o único parceiro português.

“Ao promover a cooperação estratégica europeia no domínio da educação e formação, o projeto será uma oportunidade ímpar para incentivar o interesse dos alunos no domínio da Toxicologia, Saúde Pública e Ambiente, através da utilização de ferramentas pedagógicas ativas”, referem as investigadoras do ISPUP envolvidas no projeto.

“Ao mesmo tempo, contribuirá para apoiar o desenvolvimento de competências adaptadas ao mercado de trabalho emergente preconizadas pelos programas e eixos estratégicos de atuação definidos pela Comissão Europeia, como o Green Deal e o Horizonte Europa”, rematam.

Reunião do projeto ToxLearn4EU, que pretende modernizar o ensino na área da Toxicologia e áreas afins.
Reunião do projeto ToxLearn4EU, que pretende modernizar o ensino na área da Toxicologia e afins.

Em breve, vai ser disponibilizada nova informação acerca da primeira Summer School organizada no âmbito deste projeto, que terá lugar em Toulouse, em julho de 2022.