Mais de 250 alunos participaram nos concursos do projeto AlergiaPT

Os concursos para a comunidade escolar organizados no âmbito do projeto AlergiaPT, promovido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), contaram com a participação de 253 alunos, dos ensinos primário, básico e secundário, de quatro distritos de Portugal.

Os concursos, que arrancaram em março e terminaram no dia 13 de abril deste ano, desafiaram os alunos portugueses a submeterem trabalhos sobre temas relacionados com alergias, usando as redes sociais das suas escolas.

Para incluir diferentes ciclos e ensinos escolares, foram criadas três modalidades: “O Detective Alergias”, para estudantes do 1.º ciclo, “Alergia Social”, para os 2.º e 3.º ciclos, e “TikTok e AlergiaPT”, especificamente para alunos do ensino secundário. Os trabalhos mais criativos e com o maior número de likes nas redes sociais do AlergiaPT foram premiados, assim como a escola dos participantes com o projeto mais votado.

André Moreira, investigador do ISPUP, e coordenador do projeto AlergiaPT, deixa uma palavra de agradecimento aos participantes: “agradecemos a todos os alunos, professores, técnicos e escolas que participaram nos concursos. Recebemos trabalhos muito criativos e em formatos bastante variados”.

“Acreditamos que esta iniciativa ajudou, de facto, a sensibilizar os estudantes para o tema das alergias. Se queremos ajudar as crianças e os adolescentes a encarar as doenças alérgicas de uma forma positiva, devemos apostar em projetos deste cariz”, refere.

Os vencedores já são conhecidos

Os vencedores de cada concurso já foram anunciados.

No concurso “O Detetive Alergias” (1º ciclo), os premiados foram a Escola Básica de Paredes; a aluna Maria Viralhada, da Escola Básica de Paredes; e as turmas do 2º ano de escolaridade do Colégio Valsassina, em Lisboa.

Por sua vez, no concurso “Alergia Social” (2º e 3º ciclos de escolaridade), os vencedores foram a Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, as estudantes Ana Catarina Mendes Tomé e Leonor Leite Ribeiro, da mesma escola; e a aluna Maria Sousa, da escolaglobal, em Santa Maria da Feira.

Já no concurso “TikTok e AlergiaPT” (ensino secundário), quem venceu foi a turma 11ºF da Escola Secundária de Arganil, do distrito de Coimbra.

A atribuição dos prémios – vales oferta FNAC no valor de 100 euros e uma televisão led 4k de 65 polegadas para as escolas – será realizada no próximo dia 4 de maio de 2022.

Sobre o AlergiaPT

O AlergiaPT é um projeto promovido pelo ISPUP com o objetivo de inspirar os portugueses com alergias a terem uma atitude mais positiva perante a vida, através de uma campanha alicerçada nas redes sociais.

Lançado oficialmente a 4 de maio de 2021, Dia Mundial da Asma, o projeto foi um dos vencedores do This is Public Health (TIPH) Global Grant Program, o programa de financiamento criado pela Association of Schools and Programs of Public Health, que premeia iniciativas relacionadas com a divulgação e promoção da importância da saúde pública.

Recentemente, o AlergiaPT foi mencionado num artigo publicado na prestigiada revista científica Allergy, intitulado Managing the allergy and asthma epidemic in 2020s—Lessons from the Finnish experience, como um exemplo de campanha mediática portuguesa direcionada a pessoas com alergias.

Imagem: Unsplash/Element5 Digital