Investigadores do ISPUP distinguidos com Medalha de Mérito pela Ordem dos Nutricionistas

Os investigadores Carla Lopes, Pedro Moreira e Pedro Graça, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), foram distinguidos pela Ordem dos Nutricionistas com uma Medalha de Mérito, no passado dia 28 de abril.

A entrega da Medalha aconteceu na Cerimónia de entrega de Medalhas de Mérito da Ordem dos Nutricionistas 2021, onde foram homenageados “aqueles que pela sua ação e excelência pessoal tenham colaborado para o desenvolvimento da nutrição e da profissão de nutricionista em Portugal”, lê-se no website da Ordem.

Este reconhecimento, para além de salientar as atividades profissionais dos investigadores do ISPUP, vem também premiar o papel que desempenharam na promoção e desenvolvimento da profissão de Nutricionista.

A sessão teve lugar na Fundação Eng.º António de Almeida, no Porto.

Os investigadores premiados

Carla Lopes é Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com Agregação em Saúde Pública. É investigadora integrada da Unidade de Investigação em Epidemiologia do ISPUP e do Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), onde coordena a linha temática “Investigação do curso de vida e envelhecimento saudável” e o laboratório em “Nutrição e Saúde Cardiometabólica”. É membro da Comissão Executiva da Associação das Escolas de Saúde Pública Europeias (ASPHER). Foi coordenadora do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF 2015-2016) e integra a “Food Consumption Data Network” da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA). Integrou a Direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (2007/2010). Foi Presidente do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas entre 2015 e 2019, e membro da Comissão Instaladora para a Especialidade em Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

Pedro Moreira é Professor Catedrático de Nutrição Humana da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e investigador Integrado do ITR, onde coordena o laboratório Impacto da ingestão alimentar e exercício na obesidade, asma e alergia. É também membro do Conselho Editorial da Nutrients. Foi Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Nutricionistas nos mandatos 2010-2016, e membro fundador da Sociedade Portuguesa de Nutrição e Alimentação. Foi Diretor da FCNAUP entre os anos 2014 e 2018 e é Diretor do Mestrado em Nutrição Pediátrica da FCNAUP.

Pedro Graça é Diretor da FCNAUP e ex Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). É igualmente investigador no ITR, onde coordena o laboratório Políticas Alimentares. É membro do Conselho Científico da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e foi ponto focal português da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Europeia na área da alimentação. Foi o coordenador da Plataforma Nacional contra a Obesidade, da Direção-Geral da Saúde (DGS).