Dia Mundial da Asma 2022

No dia 3 de maio de 2022, celebra-se o Dia Mundial da Asma.

Todos os anos, o Dia Mundial da Asma é comemorado internacionalmente no mês de maio, para aumentar a consciencialização da população para a importância desta doença respiratória. Ao longo dos anos, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) tem desenvolvido investigação que pretende contribuir para melhorar os cuidados prestados aos indivíduos com asma ou com suspeita dela.

Apresentamos alguns dos artigos publicados:

Cost-effectiveness analysis of house dust mite allergen immunotherapy in children with allergic asthma

Nesta investigação, publicada na revista Allergy, os investigadores procuraram perceber se a imunoterapia com alergénios de ácaros domésticos era custo-efetiva em crianças com asma alérgica.

Allergen immunotherapy for asthma prevention: A systematic review and meta-analysis of randomized and non-randomized controlled studies

Neste estudo, publicado na revista Allergy, os autores avaliaram se a imunoterapia, também conhecida como vacina antialérgica, ajudava a prevenir a progressão da doença alérgica e o desenvolvimento de asma em crianças com sensibilidade a alergénios, como o pólen e os ácaros.

Association between the density and type of trees around urban schools and exhaled nitric oxide levels in schoolchildren

Esta investigação, publicada na revista European Annals of Allergy and Clinical     Immunology, analisou se a densidade e o tipo de árvores existentes ao redor das escolas afetava a inflamação das vias aéreas das crianças, a qual está associada a sintomas como dificuldade em respirar, tosse seca e pieira.

Human volatilome analysis using eNose to assess uncontrolled asthma in a clinical setting

Neste artigo, publicado na revista Allergy, os investigadores procuraram testar a eficácia do nariz eletrónico na deteção de diferenças entre o ar exalado em pessoas com sintomas sugestivos de asma. No fundo, pretendia-se perceber se o dispositivo era capaz de distinguir diferenças no ar exalado entre as pessoas que apresentavam mais sintomas sugestivos de asma e as que reportavam menos sintomas.

Development and validation of exhaled breath condensate microRNAs to identify and endotype asthma in children

A investigação, publicada na revista PLOS ONE, procurou identificar potenciais biomarcadores no condensado do ar exalado, os chamados microRNAs, para auxiliar a diagnosticar e a endotipar a asma em crianças em idade escolar.

Exposure to indoor endocrine disrupting chemicals and childhood asthma and obesity

Este artigo, publicado na revista Allergy, procurou compreender se presença de disruptores endócrinos no ar interior das escolas poderia conduzir ao desenvolvimento de asma, de sintomas respiratórios e de obesidade nas crianças.

O projeto AlergiaPT

Para além de várias publicações na área da asma, o ISPUP lançou em 2021, o projeto AlergiaPT, que pretende inspirar os portugueses com alergias a terem uma atitude mais positiva perante a vida, através de uma campanha alicerçada nas redes sociais.

Um dos objetivos do projeto, coordenado pelo investigador André Moreira, do ISPUP, é precisamente promover a tolerância à alergia e fomentar uma atitude positiva face às alergias e à asma. O AlergiaPT foi escolhido como um dos vencedores do This is Public Health (TIPH) Global Grant Program, o programa de financiamento criado pela Associação Internacional de Escolas de Saúde Pública (Association of Schools and Programs of Public Health), que premeia iniciativas relacionadas com a divulgação e promoção da importância da saúde pública