Henrique Barros é eleito Presidente da Associação de Escolas de Saúde Pública da Região Europeia (ASPHER)

O Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Henrique Barros, foi eleito Presidente da Associação de Escolas de Saúde Pública da Região Europeia (ASPHER), cargo para o qual iniciará funções a partir do próximo ano de 2024. A eleição de Henrique Barros contou com a presença, na mesa, do atual Presidente da ASPHER, Carlo Signorelli, e do seu Diretor Executivo, Robert Otok.

Foto: Henrique Barros, Carlo Signorelli e Robert Otok na Assembleia Geral da ASPHER

Esta decisão foi conhecida hoje, 3 de maio, na Assembleia Geral da ASPHER, que decorre em simultâneo e como parte integrante do 17.º Congresso Mundial de Saúde Pública, evento este que, por sua vez, tem lugar em Roma, entre 2 e 6 de maio.

O mote escolhido para este 17.º Congresso Mundial de Saúde Pública 2023 é “Um mundo em turbulência: oportunidades para nos focarmos na Saúde Pública” que, de acordo com os organizadores, reforça “o compromisso da comunidade da saúde global para promover a equidade e construir um futuro mais sustentável e justo.”

Sobre a ASPHER

A ASPHER é uma organização europeia independente que se dedica a melhorar e a proteger a saúde pública, investindo na educação e formação de profissionais de saúde pública, tanto para a prática quanto para a investigação.

É composta por diversas instituições, espalhadas um pouco por toda a União Europeia e, mais amplamente, na região europeia da Organização Mundial da Saúde, que se preocupam coletivamente com a educação, formação e profissionalismo daqueles que trabalham em saúde pública.

Entre os principais objetivos do seu trabalho, destaca-se:

• Apoiar, na teoria e na prática, as escolas associadas no cumprimento das suas missões de educação, formação, investigação científica e serviço;
  • Desenvolver modelos de educação e formação em saúde pública em todos os níveis académicos e profissionais e a articular a educação e a formação com a saúde da população, os sistemas e os serviços de saúde;
  • Promover processos estruturados de partilha de modelos de inovação e boas práticas em saúde pública baseados na evidência;
  • Construir alianças com outros programas e organizações cuja missão seja melhorar a saúde pública.