Projeto que promove alimentação saudável para crianças de bairros sociais vence prémio da Fundação "la Caixa"

O projeto “Fostering SMART Nutrition: Mitigar os efeitos da insegurança alimentar infantil” – desenvolvido pelo ProChild CoLAB, em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), a Fraterna, Câmara Municipal de Guimarães e o Centro de Computação Gráfica – venceu o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância.

Este projeto surgiu com o objetivo de promover o acesso a uma alimentação saudável, nutricionalmente adequada e sustentável a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade e às suas famílias, a viver nos bairros sociais da Atouguia e Emboladoura do Município de Guimarães. No ISPUP, este projeto, agora premiado, conta com a participação das investigadoras Elisabete Ramos, Mariana Amorim e Sílvia Fraga.

Laboratório ProChild CoLAB

O Laboratório Colaborativo ProChild CoLAB é uma associação privada sem fins lucrativos, que pretende combater a pobreza e exclusão social na infância, através de uma abordagem científica transdisciplinar, diversificada, integrada, que articula os setores público e privado na promoção do bem-estar e dos direitos das crianças.

O ProChild atua em diferentes áreas, desde a Saúde e Bem-estar, no qual se integra o projeto Fostering SMART Nutrition, o Desenvolvimento e Educação, a Participação Social, a Proteção, a Tecnologia digital e a Biologia e Desenvolvimento.

Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância

O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância, apoia e financia, anualmente, projetos a executar em território nacional destinados a “romper o círculo da pobreza, empoderando a infância a adolescência e potenciando a família como eixo da ação socioeducativa”.