A FCT anuncia a aprovação do laboratório associado ITR

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) comunicou a aprovação da candidatura do ITR – Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional a laboratório associado.

O novo laboratório associado nasce do encontro de três unidades de investigação – a Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL), da Faculdade de Desporto da U.Porto, e a Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto.

O ITR assume como missão potenciar a excelência da investigação na vertente da saúde das populações, procurando produzir ciência com impacto para a sociedade, garantindo condições de trabalho atraentes e envolvendo os cidadãos em todas as etapas do ciclo de políticas públicas.

O novo laboratório aposta em 4 principais linhas temáticas, que colocam o seu enfoque na saúde ao longo da vida e no envelhecimento saudável, nas sindemias, desigualdades sociais e populações vulneráveis, nos determinantes de saúde de natureza genética, ambiental e comportamental, e na investigação de resultados centrados no paciente e na população.

Fazem parte do ITR 184 investigadores doutorados integrados.

A sessão de apresentação pública do laboratório associado pode ser consultada AQUI, a partir da hora 2:51:18.