Covid-19: U.Porto disponibiliza testes serológicos aos estudantes

A Universidade do Porto vai arrancar, esta quinta-feira, 24 de setembro, com a realização de testes serológicos para avaliar a presença de anticorpos associados ao SARS-CoV-2 nos estudantes da instituição que se voluntariarem para o efeito. Trata-se da segunda fase do ambicioso programa que tem como objetivo aferir o grau de exposição da comunidade académica ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19.

Numa primeira fase, a iniciativa vai abranger os estudantes inscritos em cursos da U.Porto ligados ao ensino clínico. Entre eles incluem-se os dos 4.º, 5.º e 6.º anos dos cursos de Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina (FMUP), os do 4.º e 5.º anos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) e do 5.º ano de Medicina Veterinária do ICBAS.

realização do teste está sujeita a um agendamento prévio, neste momento disponível apenas aos estudantes incluídos nesta primeira fase. O programa será alargado depois aos restantes estudantes da U.Porto, em data a anunciar brevemente.

Os testes são voluntários e gratuitos, decorrendo de segunda a sexta-feira (dias úteis), entre as 9h00 e as 18h45, no edifício histórico do ICBAS, junto ao Hospital de Santo António (Largo Abel Salazar, 2).

Em que consiste o teste?

À semelhança do que aconteceu com os funcionários docentes e não docentes, os testes serão liderados pelo Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP) e consistem na análise de uma gota de sangue – recolhida através de uma picada no dedo – que, em cerca de dez minutos, “diz” se a pessoa já produziu anticorpos  específicos para o vírus (das classes IgM e IgG ), e, no caso de resposta afirmativa, se a infeção é recente ou antiga.

Será ainda aplicado um breve inquérito epidemiológico para avaliar a possibilidade de contacto com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

A recolha e processamento das amostras serão realizados por médicos, enfermeiros e técnicos do ISPUP. Os resultados dos testes são confidenciais e comunicados apenas ao próprio estudante.

Consulte AQUI o folheto relativo ao Programa de Testes Serológicos dirigido aos estudantes da U.Porto.