Investigadora do ISPUP recebe prémio de melhor dissertação na área da qualidade de vida

Mariana Amorim, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), recebeu, no dia 10 de abril, o prémio de melhor tese de doutoramento na área da qualidade de vida, bem-estar e felicidade, por parte da International Society for Quality-of-Life Studies (ISQOLS).

O prémio atribuído, no valor de 1500 dólares, visa promover a atividade de jovens investigadores que trabalham com tópicos relacionados com qualidade de vida, bem-estar e felicidade.

A dissertação, orientada pela também investigadora do ISPUP, Susana Silva, designa-se Quality of life in parents of very preterm infants: insights from family integrated care,e foi desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Saúde Pública Global da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa.

O estudo avaliou a qualidade de vida de mães e pais de crianças muito pré-termo, quatro meses depois do parto. Os resultados “sublinham a importância de se apostar no desenvolvimento de políticas de saúde intersectoriais, integradas e centradas na família, de forma a melhorar a qualidade de vida de mães e pais de crianças muito pré-termo”, refere Mariana Amorim.

Entre essas medidas destacam-se a “reformulação da licença de parentalidade e o desenho de intervenções focadas em diminuir os efeitos negativos da necessidade de constante vigilância e higienização que estes bebés muitas vezes exigem”, acrescenta.

Para além do valor monetário, o prémio atribuído à investigadora do ISPUP contempla igualmente a inscrição como membro da International Society for Quality-of-Life Studies, durante o período de um ano, o acesso livre à revista Applied Research in Quality of Life Studies e a inscrição gratuita na 18ª Conferência da ISQOLS.

A tese premiada encontra-se disponível AQUI e no website da ISQOLS.