ISPUP coorganiza "Summer School" dedicada à Saúde Mental Pública

• Data 16 Março 2023
  • Categoria Cursos

O curso decorrerá de 22 a 26 de Maio, no ICBAS, e abordará conteúdos relacionados com a Saúde Mental Pública. As inscrições decorrem até 9 de maio.

No âmbito dos cursos anuais de verão organizados pela European Public Health Association (EUPHA), o Intituto de Saúde Pública da Univeridade do Porto (ISPUP) promove, este ano, a V “Summer School” de Saúde Mental Pública, no Porto, em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a Universidade de Hochschule Emden/Leer (Hs-Emden-Leer), a Associação de Escolas de Saúde Pública da Região Europeia (ASPHER) e a Associação para a Saúde Mental do Sudeste Europeu (MHASEE).

“Enfrentar a crise global: preparar as próximas lições da pandemia e da guerra – Catástrofes, guerras e mudanças climáticas na perspetiva da Saúde Mental Pública”. Este é o tema escolhido para a Summer School deste ano, que conta com oradores de várias instituições mundiais, entre as quais a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) e a Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA). Conta ainda com um grupo de formandos da República da Moldávia que irão aproveitar a Summer School para desenvolver competências relacionadas com a reforma do sistema de saúde mental moldavo.

Este curso decorrerá no ICBAS, de 22 a 26 de maio, para celebrar e coincidir com a Semana Europeia da Saúde Pública.

Ao longo do curso serão ministrados conteúdos relacionados com a Saúde Mental Pública, nomeadamente no contexto das calamidades, das catástrofes naturais e das alterações climáticas, com enfoque nos seus efeitos na saúde mental das populações. Também serão explorados conteúdos relacionados aos mecanismos de ação e programas de promoção da saúde mental em contextos adversos, e serão promovidas dissertações sobre as metodologias de investigação mais adequadas para a produção científica sobre o tema, incluindo análise crítica de artigos científicos e desenvolvimento de revisões sistemáticas e metanálises.

O programa completo deste evento pode ser consultado e descarregado aqui.

Para efetuar a sua inscrição, deverá preencher este formulário. As inscrições encontram-se abertas até 9 de maio.

Caso tenha alguma dúvida ou precise de mais informações, não hesite em contactar a organização através do endereço: pmhsummerschool@gmail.com