ISPUP dinamiza programa de testes serológicos em escolas

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) em parceria com a escolaglobal®, em Santa Maria da Feira, e o Agrupamento de Escolas de Sobreira, em Paredes, iniciou um programa de realização de testes serológicos para pesquisa dos anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 aos professores, trabalhadores e estudantes destas escolas.

Com o programa de testes serológicos, pretende-se conhecer a extensão da infeção SARS-CoV-2 em contexto escolar e contribuir para a compreensão do papel da escola e das redes de contacto na transmissão da infeção entre alunos e trabalhadores.

Os testes utilizados pesquisam anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 das classes IgM e IgG. Um resultado “reativo” para as imunoglobulinas M e G (IgM e IgG) indica que houve um provável contacto prévio com o agente infecioso SARS-CoV-2.

Os trabalhadores (docentes e não docentes) das duas instituições de ensino foram já testados numa primeira fase do programa, antes do período da Páscoa. Esta semana, foi iniciada a fase de testes aos alunos das escolas que terminará no espaço de uma semana.

Os resultados do programa de testes serológicos vão ser divulgados, futuramente.