ISPUP em projeto europeu para melhorar o acesso aos cuidados de saúde oral da população

OInstituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) é uma das instituições participantes no projeto europeu DELIVER (DELiberative ImproVEment of oRal care quality), que pretende implementar um modelo para ajudar a melhorar a qualidade e a segurança no acesso aos cuidados de saúde oral para todos os cidadãos europeus.

As doenças e as condições orais, como a cárie dentária, a doença periodontal, a perda de dentes, o cancro oral, entre outras, afetam mais de 3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e são o terceiro tipo de patologias com o tratamento mais caro na União Europeia.

De acordo com a Resolução de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicada à Saúde Oral ,os cuidados orais têm sido, desde há vários anos, bastante negligenciados. Um número considerável de cidadãos da União Europeia (UE) não tem acesso a cuidados orais seguros e com qualidade, e muitos enfrentam dificuldades financeiras, para conseguirem aceder a tratamentos dentários.

Para que a saúde oral seja colocada no topo das prioridades e na agenda dos decisores políticos, é necessário adotar uma abordagem integrada, que promova a sinergia entre vários parceiros a nível europeu. É precisamente isso que o projeto DELIVER visa alcançar.

Como explica Paulo Melo, investigador do ISPUP participante no projeto, docente da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e membro do laboratório “Percurso de Vida e Saúde Oral”, do Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), “o DELIVER visa melhorar o acesso aos cuidados orais, através da identificação e implementação de indicadores de qualidade e do diálogo entre múltiplos intervenientes de diferentes setores da sociedade”.

“O projeto irá reunir investigadores, sociedade civil, organizações de doentes, profissionais de saúde, decisores políticos, e elementos da indústria, para que, através do diálogo e da troca de conhecimento, se resolvam os problemas que impedem o acesso universal a uma saúde oral de qualidade”, diz o responsável pelo projeto em Portugal.

Com início previsto para o segundo semestre deste ano, e com a duração de 48 meses, o DELIVER conta com a participação de 10 instituições europeias, entre as quais o ISPUP.

A criação de indicadores de qualidade para avaliar os cuidados de saúde oral

Para se conseguir alcançar uma melhoria no acesso aos cuidados de saúde oral é necessária informação fiável e de fácil utilização. Ora, um dos principais desafios a ultrapassar nesta área é justamente a falta de dados e de indicadores de qualidade para monitorizar a prestação de cuidados de saúde oral.

O ISPUP terá precisamente um papel ativo na aprovação consensual de indicadores de qualidade para os cuidados em saúde oral, algo que será realizado na primeira fase do projeto. Estes indicadores vão ser a base para monitorizar, avaliar e melhorar o acesso, a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde oral prestados nas clínicas dentárias, a nível comunitário, nacional e internacional.

Caberá também ao Instituto o desenvolvimento de um sistema de monitorização desses indicadores a nível da UE e ainda a caracterização da situação dos cuidados de saúde oral nos países participantes no consórcio. Esta análise situacional permitirá delinear pontos-chave de intervenção para se alcançar uma melhoria no acesso e nos cuidados prestados.

Para a prossecução dos objetivos a atingir pelo ISPUP, Paulo Melo vai contar ainda na sua equipa com Maria de Lurdes Pereira e Álvaro Azevedo, ambos investigadores do ISPUP, docentes da FMDUP e membros do laboratório “Percurso de Vida e Saúde Oral”, do Laboratório associado ITR.

Para além do ISPUP, participam também no projeto as instituições: Radboud University Medical Centre (Holanda), Stichting Vrije Universiteit (Holanda), Stichting MLC Foundation (Holanda), Universitätsklinikum Heidelberg (Alemanha), aQua gmbH (Alemanha), Universidade de Manchester (Reino Unido), Karolinska Institutet (Suécia), Universidade de Malta (Malta) e Universidade de Copenhaga (Dinamarca).

O projeto é coordenado pela Radboud University Medical Centre, na figura de Stefan Listl. O DELIVER (DELiberative ImproVEment of oRal care quality) é financiado pela Comissão Europeia, no cluster da Saúde, ao abrigo do programa Horizonte Europa.

Imagem: Daniel Frank/Unsplash