ISPUP implementa projeto em Matosinhos para ajudar a prevenir a perda de memória

Chama-se MIND-Matosinhos e pretende ajudar a prevenir o declínio cognitivo nos cidadãos do concelho de Matosinhos.

De que forma? Através de um programa gratuito, de base comunitária, que inclui cinco intervenções não farmacológicas que ajudam a prevenir a perda de memória e que consistem em exercício físico, treino cognitivo, educação alimentar, adaptação à perda de memória e avaliação e correção de problemas auditivos.

O projeto, que está de momento a recrutar participantes, é coordenado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), e tem como parceiros a Câmara Municipal de Matosinhos (investidor social do projeto), a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, a Faculdade de Medicina da U.Porto, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto, a Faculdade de Desporto da U.Porto, a Neuroinova Lda. e a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral.

O MIND-Matosinhos teve por base o estudo MIND implementado no ACES-Porto Ocidental, em 2019, no qual o ISPUP também participou, e que era destinado aos utentes da zona do Porto Ocidental.

A equipa do projeto, liderada pelo investigador do ISPUP, Vítor Tedim Cruz, explica que “uma vez que ainda não existem medicamentos que permitam estabilizar o desempenho cognitivo em indivíduos com défice cognitivo ligeiro, evitando a sua progressão para demência, o MIND-Matosinhos está a avaliar o impacto de um conjunto de intervenções não farmacológicas para prevenção do declínio cognitivo”.

Quem pode participar

Todas as pessoas que apresentem queixas de perda de memória e que residam em Matosinhos e/ou que estejam inscritas numa Unidade de Saúde Familiar da Unidade Local de Saúde de Matosinhos são elegíveis para participar no MIND-Matosinhos. Os participantes têm que ter entre 18 e 85 anos, escolaridade mínima de 4 anos, autonomia para a realização das atividades da vida diária, e não devem ter contraindicações para a prática de atividade física, nem diagnóstico prévio de demência ou de incapacidade grave.

As atividades programadas neste projeto estão a ser realizadas em vários locais situados nas diferentes Uniões de Freguesia do Concelho de Matosinhos e também na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto.

Os interessados em aderir ao programa, podem fazê-lo, através do e-mail mind.matosinhos@ispup.up.pt ou do contacto telefónico: 912371271. As atividades do projeto podem igualmente ser acompanhadas através das redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e canal de YouTube.

O projeto MIND-Matosinhos: Multiple Interventions to Prevent Cognitive Decline é apoiado pela Portugal Inovação Social e cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu (POISE-03-4639-FSE-000793).