ISPUP integra 8 projetos de investigação financiados pela FCT

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integra 8 projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os domínios científicos. O ISPUP é a instituição proponente de 4 projetos, sendo participante em outros 4. Os 8 projetos representam um financiamento em investigação de quase 400 mil euros para o Instituto.

Os investigadores Maria José Azevedo, Samantha Morais, Patrícia Padrão e José Azevedo são os responsáveis pelos 4 projetos de investigação de caráter exploratório que têm o ISPUP como instituição proponente e que, no seu conjunto, perfazem um montante de mais de 190 mil euros.

Maria Inês Azevedo lidera o projeto designado Impact of bronchiectasis treatments on lung and blood microbiomes, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o Centro Hospitalar Universitário de S. João e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto.

A investigadora Samantha Morais é a responsável principal pelo projeto The impact of the COVID-19 pandemic on the diagnosis, treatment and survival of patients with cancer, em parceria com o Instituto Português de Oncologia do Porto.

Por sua vez, Patrícia Padrão foi também contemplada pela FCT com financiamento para o desenvolvimento do projeto Development and validation of a photograph-based instrument to assess nutrition literacy, em colaboração com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto.

Já José Azevedo arrecadou financiamento para o projeto de investigação Searching, Selecting and Spreading: the three S´s of an infodemic, do qual é o investigador principal.

Ainda no âmbito dos projetos de caráter exploratório, o ISPUP integra como instituição participante o projeto designado Advances in Survival analysis under double truncation and Multi-State models. Software development and cohort based-studies, liderado pela Universidade do Minho.

Participação em 3 projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT)

No âmbito dos projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), o ISPUP recebeu financiamento, enquanto entidade participante em 3 projetos, arrecadando um montante superior a 200 mil euros.

Promoting healthy indoor environments with spotlight on endocrine disruptors: elucidating the links between environmental exposure, neurodevelopment and social behavior in children, é um dos projetos em que o ISPUP participa, e que é liderado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O Instituto é igualmente parceiro do projeto de investigação Nontuberculous mycobacteria from drinking water: beyond the lung disease epidemic, liderado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNBC/UC).

Por fim, integra também projeto Dissemination, Monitoring and Surveillance of the Portuguese 24-Hour Movement Guidelines: making the whole day matter, cuja proponente é a Faculdade de Desporto da U.Porto.

No total, os 8 projetos de investigação representam um financiamento de quase 400 mil euros para o Instituto.

Os resultados do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os domínios científicos foram anunciados no dia 28 de julho pela FCT. Para mais informações sobre o concurso, consultar o link.