ISPUP vence prémio em jornadas sobre doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral

Maria João Novais, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), recebeu o prémio de Melhor Comunicação Oral nas 13ªs Jornadas de Atualização em Doenças Infecciosas do Hospital de Curry Cabral – CHULC, realizadas nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2022, em Lisboa.

O prémio, focado na área das doenças infecciosas, foi atribuído ao trabalho Association between region of birth and proportion of reactive HIV, HCV, HBV and syphilis tests among users of community-based centers in Lisbon Metropolitan area, que tinha como objetivo analisar a associação entre os locais de nascimento de utilizadores de cinco centros de base comunitária na região da Grande Lisboa com a proporção de testes reativos para o VIH, Hepatites B e C, ou Sífilis. Os utilizadores dos centros não tinham história de infeção anterior.

O trabalho, cuja primeira autora é Maria João Novais, concluiu que os migrantes utilizadores destes centros (que fazem parte da rede de rastreio operada pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento), oriundos do Brasil, América Latina, Caribe, Países Africanos, Asia, Médio Oriente e Oceânia apresentaram um maior risco de infeção por VIH e Sífilis.

A população nascida em Países Africanos apresentou o risco maior para infeção por Hepatite B. Já a população portuguesa apresentou um maior risco de infeção por Hepatite C.

O estudo, coordenado por Paula Meireles, investigadora do ISPUP, contou, igualmente, com a participação de Rosa Freitas, Miguel Rocha e Luís Mendão, membros do GAT.