ISPUP vai disponibilizar testes de imunidade à comunidade académica

A partir dos primeiros dias de maio, todos os estudantes, docentes, trabalhadores não docentes e investigadores da U.Porto que necessitem de retomar atividades presenciais nas instalações da instituição poderão voluntariamente realizar, gratuitamente, um teste serológico que permita aferir o grau de exposição de cada pessoa ao novo coronavírus.

Resultando de uma iniciativa conjunta da Reitoria e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), a realização destes testes permitirá conhecer o estado imunitário individual em relação ao novo coronavírus dos membros da comunidade académica. Este poderá ser também um primeiro passo para desenvolver posteriormente um estudo do nível de imunidade da população portuguesa.

Os testes serológicos detetam anticorpos produzidos em resposta ao contacto com o novo coronavírus, assim identificando as pessoas que terão sido infetadas, ainda que não tenham manifestado sintomas da doença. Os testes necessitam apenas da recolha de umas gotas de sangue, através de uma picada no dedo, muito à semelhança dos testes de glicose que os doentes diabéticos realizam regularmente.

Nos próximos dias, o ISPUP iniciará a aferição de todos os procedimentos necessários para disponibilizar os testes à comunidade académica. Após esta fase, serão identificados os locais nos diversos edifícios da Universidade do Porto onde será possível, a partir de maio, os membros da comunidade académica realizarem o seu teste serológico.