Atividade física e doenças crónicas não transmissíveis

Romeu Mendes

Coordenação:

Investigador Doutorado Integrado
Este laboratório tem como foco a atividade física enquanto determinante de saúde.

A inatividade física e o comportamento sedentário são fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis como as doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro, diabetes tipo 2, depressão, ansiedade, demências e obesidade. Nas crianças e jovens a atividade física tem ainda benefícios no desenvolvimento psicomotor, bem-estar psicológico, integração social, e desempenho académico.

No entanto, na população portuguesa, cerca de dois terços dos adultos não cumprem com as recomendações de atividade física da Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria das crianças não se desloca para a escola a pé e/ou de bicicleta, não pratica exercício físico nem desporto de forma organizada, e passa demasiado tempo sentada nas atividades diárias.

São objetivos deste laboratório:

• Analisar estratégias de promoção da atividade física para o controlo das doenças crónicas não transmissíveis adaptadas a diferentes grupos etários, níveis socioeconómicos e contextos (casa, escola, local de trabalho e comunidade);
  • Analisar sistemas de monitorização e vigilância da atividade física;
  • Analisar a abordagem multisetorial na promoção da atividade física, nomeadamente envolvendo os setores da saúde, educação, desporto, mobilidades, ambiente, planeamento urbano e inclusão social;
  • Analisar a implementação de políticas de promoção da atividade física.

Os desígnios deste laboratório estão alinhados com as metas do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde (programa prioritário), com as Recomendações da União Europeia para a Atividade Física, com a Estratégia de Atividade Física para a Região Europeia da OMS, com o Plano de Ação Global para a Promoção da Atividade Física da OMS, e ainda com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Aumentar a atividade física da população contribui diretamente para o cumprimento dos objetivos 3 (Saúde de qualidade), 4 (Educação de qualidade), 5, (Igualdade de género), 10 (Reduzir as desigualdades), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 13 (Ação climática), 15 (Proteger a vida terrestre), e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes).

Equipa que integra o Lab