Avaliação dos hábitos alimentares e dos seus determinantes

Sara Rodrigues

Coordenação:

Investigador Doutorado Integrado
Este laboratório pretende contribuir para o estudo dos hábitos de consumo alimentar e dos seus determinantes, com um particular enfoque na adesão à Dieta Mediterrânica, nos padrões alimentares, no papel dos alimentos ultraprocessados e nas escolhas alimentares sustentáveis.

Embora haja um interesse em estudar diferentes populações e grupos etários, o laboratório coloca o foco da sua investigação na população idosa.

É objetivo do grupo descobrir possíveis fatores modificáveis que permitam concretizar ações de intervenção capazes de alterar hábitos alimentares e os seus resultados em saúde.

O laboratório tem estudado as capacidades culinárias das populações, dada a importância que estas assumem nas escolhas alimentares individuais. Paralelamente, o grupo está a estudar diferentes metodologias de avaliação de hábitos alimentares, diretas e indiretas, principalmente aquelas que permitem comparação com outras populações, bem como a análise de tendências temporais para monitorização nutricional em saúde pública.

Equipa que integra o Lab