Acompanhe os resultados do estudo “Diários de uma pandemia”

06.04.2020

Para compreender a dinâmica da adaptação dos cidadãos à pandemia de COVID-19, em Portugal, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em parceria com o jornal PÚBLICO, lançaram o estudo “Diários de uma pandemia” (acessível AQUI).

O estudo, que iniciou no dia 23 de março de 2020, está a convidar os cidadãos a responderem diariamentea um conjunto de perguntas, que visam ajudar a compreender a evolução da vida dos Portugueses, ao longo da pandemia de COVID-19.

Neste espaço, vamos partilhar os resultados semanais do estudo que vão sendo divulgados pelo jornal PÚBLICO e pelos investigadores do ISPUP e do INESC TEC.

Agradecemos a todos os cidadãos que têm dedicado 5 a 10 minutos do seu dia para responderem às questões do “Diários de uma pandemia”.

Continuamos a contar com a vossa participação para construirmos conhecimento científico numa área com grande impacto na vida da comunidade!

Período de 23 a 30 de março de 2020

Na primeira semana, participaram no estudo 6791 pessoas, que preencheram 23.254 questionários. Estes cidadãos, com idades compreendidas entre os 16 e 89 anos de idade, informaram-nos como atuam em relação a um conjunto de situações que poderão influenciar o curso da epidemia em Portugal.

Os resultados apresentados dizem respeito a quatro tópicos: 1. Teste, diagnóstico e sintomas; 2. Utilização de cuidados de saúde e procura de informação; 3. Contactos de risco; e 4. Atividades da vida diária.

Pode consultar informação detalhada sobre os resultados da primeira semana do estudo no relatório elaborado pelos investigadores do ISPUP e do INESC TEC (AQUI) e na notícia preparada pelo jornal PÚBLICO (AQUI).

Nesta primeira semana de estudo, foi avaliado também o bem-estar dos participantes, o qual foi analisado por intermédio de um conjunto variado de perguntas. Pode consultar o relatório relacionado com o bem-estar emocional dos participantes, AQUI, e a notícia preparada pelo jornal PÚBLICO AQUI.

Período de 23 de março a 8 de abril de 2020

De 23 de março a 8 de abril, participaram no estudo 10.391 pessoas, com idades entre os 16 e os 89 anos, que responderam a 73.617 questionários. A análise centrou-se na utilização de cuidados de saúde no contexto da COVID-19.

Pode consultar informação detalhada sobre os resultados deste período de análise no relatório elaborado pelos investigadores do ISPUP e do INESC TEC (AQUI) e na notícia preparada pelo jornal PÚBLICO (AQUI).

Período de 23 de março a 21 de abril de 2020

De 23 de março a 21 de abril, participaram no estudo 11.125 indivíduos, que responderam a 127.744 questionários. A análise centrou-se na realização de testes para detetar a presença de infeção por SARS-CoV-2.

Pode consultar informação detalhada sobre os resultados deste período de análise no relatório elaborado pelos investigadores do ISPUP e do INESC TEC (AQUI) e na notícia preparada pelo jornal PÚBLICO (AQUI).

Período de 23 de março a 10 de maio de 2020

De 23 de março a 10 de maio, participaram no estudo 13 517 indivíduos, que responderam a mais de 200 mil questionários. A análise centrou-se na evolução da vida dos Portugueses, durante e após o estado de emergência nacional, no contexto da pandemia de COVID-19.

Período de 1 a 18 de maio de 2020

De 1 a 18 de maio, 5085 participantes responderam a questões sobre a intenção de fazer testes de diagnóstico (pesquisa do vírus com zaragatoa) e de imunidade (deteção de anticorpos).

Pode consultar informação detalhada sobre os resultados deste período de análise no relatório elaborado pelos investigadores do ISPUP e do INESC TEC (AQUI) e na notícia preparada pelo jornal PÚBLICO (AQUI).

Período de 25 de maio e 5 de junho de 2020

De 25 de maio a 5 de junho, 4.543 participantes responderam ao módulo de perguntas sobre o regresso ao trabalho e à vida social fora de casa.

Publicação Semanal em destaque

Affordable, Social, and Substandard Housing and Mortality: The EPIPorto Cohort Study, 1999–2019.
Am J Public Health