Da emergência de um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença

25.02.2020

A Organização Mundial da Saúde atribuiu o nome de COVID-19 à doença provocada por um novo coronavírus. Este vírus, responsável por infeções respiratórias graves, foi identificado em humanos, em 7 de janeiro de 2020, na sequência de um surto de pneumonia reconhecido em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei.

Entretanto, foram diagnosticados milhares de casos na China e igualmente confirmados casos de COVID-19 em todos os continentes e declarada em 30 de Janeiro de 2020 o estado de emergência de saúde pública de âmbito internacional.

Tendo em conta a atualidade, a dispersão dos casos e a necessidade de esclarecimento continuado sobre as caraterísticas deste problema de saúde pública potencialmente de enorme gravidade, a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João e a Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) iniciam a publicação de uma série de textos sobre o COVID-19.

Os textos, que estão a ser publicados no website do ISPUP, revêem o conhecimento científico atualmente disponível, apresentam as melhores práticas consensuais, tanto no que respeita à prevenção como à identificação e tratamento dos casos, e mantêm a tempo a dimensão quantitativa da epidemia. Cobrem, desde já, aspetos relacionados com a caracterização epidemiológica da infeção, do vírus e das formas clínicas da doença – evolução, tratamento e prognóstico, e as respostas integradoras de saúde pública.

Margarida Tavares e Cláudio Silva são os coordenadores científicos da série Da emergência de um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença – Doença por Coronavírus 2019 (COVID-19)”, que reunirá textos escritos por um largo conjunto de autores com experiência em doenças infeciosas e saúde pública.

Pode consultar os textos publicados, aqui:

- Capítulo I: Epidemiologia da COVID-19_26-02-2020 (PDF disponível AQUI)

- Capítulo II: SARS-CoV-2: Virologia_27-02-2020 (PDF disponível AQUI)

- Capítulo III: Tratamento da COVID_19_03-03-2020 (PDF disponível AQUI)

- Capítulo IV: COVID-19: Papel dos portos e aeroportos na transmissão da doença_ 09_03_2020 (PDF disponível AQUI)

- Capítulo V: COVID-19: Apresentação clínica_15-03-2020 (PDF disponível AQUI)

Capítulo VI: COVID-19: Gravidez e aleitamento materno_16-03-2020 (PDF disponível AQUI) - Versão atualizada a 02-04-2020.

Capítulo VII: COVID-19: Prognóstico_19-03-2020 (PDF disponível AQUI)

- Capítulo VIII: COVID-19 e as pessoas em situação de sem-abrigo: Ninguém pode ser deixado para trás_23-03-2020 (PDF disponível AQUI

- Capítulo IX: COVID-19: animais de estimação_27-03-2020 (PDF disponível AQUI)

- Capítulo X: COVID-19 e a necessidade de assegurar a qualidade do ar interior_30-03-2020 (PDF disponível AQUI)

- Capítulo XI: COVID-19: doença cardiovascular_06-04-2020 (PDF disponível AQUI)

Publicação Semanal em destaque

The Global Initiative for Veterinary Cancer Surveillance (GIVCS): Report of the first meeting and future perspectives.
Vet Comp Oncol