Cláudia de Freitas

Investigador Doutorado Integrado

Departamento: Saude e Sociedade
Grupo de Investigação: Epidemiologia Social
claudia.defreitas@ispup.up.pt

 

Cláudia de Freitas é Investigadora Auxiliar no Instituto de Saúde Pública e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Utrecht, é mestre em Migrações e Estudos Étnicos pela Universidade de Amsterdão e licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra.

 

Desenvolve investigação sobre a participação dos cidadãos em saúde no âmbito da governação de dados, cuidados de saúde e investigação, com enfoque nas tecnologias genéticas e reprodutivas e respetivas implicações para as políticas de saúde. Interessa-se ainda pelos temas das migrações e das desigualdades em saúde.

 

Coordena o projeto DATAGov - Participação dos cidadãos na governação de dados de saúde. É assessora técnica do Centro Colaborador da OMS para a Participação dos Imigrantes em Investigação em Saúde da Universidade de Limerick, na Irlanda, e participou em ambas as rondas de avaliação do Indicador Saúde do Índice das Políticas de Integração de Imigrantes (MIPEX) (2015, 2020).

 

Desempenha a função de Editora Associada na revista Frontiers of Sociology – especialidade de sociologia médica, e várias atividades editoriais e de revisão noutras revistas científicas.

 

É Professora Convidada no Mestrado de Migrações Internacionais, Saúde e Bem-estar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilha e membro do Centro de Investigação e Acção Comunitária da mesma faculdade. É docente no Curso de Especialização em Saúde Pública do ISPUP e investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Foi investigadora visitante na London School of Hygiene and Tropical Medicine e na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

https://www.cienciavitae.pt/en/9D13-C4C1-0CC4

ORCID: 0000-0002-1828-8642