Ana Quaresma

Ana Quaresma

Investigador Não Doutorado Integrado

Linhas de Investigação: L2 - Sindemias, desigualdades em saúde e populações vulneráveis
Laboratórios: Adversidade social e desigualdades em saúde
  • logo-orcid
  • logo-ciencia-id

Ana Edra Quaresma é Cardiopneumologista no Centro Hospital Universitário de Coimbra, Professora Assistente Convidada no Instituto Politécnico de Coimbra desde 2016 e doutoranda no Programa Doutoral em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), tendo ingressado em 2019.

Licenciou-se em Cardiopneumologia em 2004 com a tese “Hemodiálise vs Diálise Peritoneal – Achados ecocardiográficos mais frequentes”. É Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) desde 2010, com a tese “Avaliação cardíaca no doente neurológico – Implicações clínicas e terapêuticas”. Obteve o Título de Professora Especialista em Cardiopneumologia em 2020.

O seu quadro de interesse e estudo tem sido a Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares, do diagnóstico à prevenção. O seu trabalho de investigação no momento e no âmbito da sua tese de doutoramento, enquadra-se na relação entre a epidemiologia social e as doenças cardiovasculares em portugueses com pelo menos 60 anos de idade; sob a forma da avaliação de diversos indicadores de vulnerabilidade social e o desenvolvimento de doença cardiovascular.

É membro do Laboratório de Adversidade Social e Desigualdades em Saúde do ITR – Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional.