Hernâni Oliveira

Hernâni Oliveira

Hernâni Oliveira é investigador e professor convidado da Universidade de Évora. Possui duas licenciaturas em Biologia e Ciências da Comunicação, vertente de Jornalismo, pela Universidade do Porto. Nesta instituição, finalizou ainda dois mestrados, um em Oncologia e outro em Educação para a Saúde, defendendo a sua tese de doutoramento ao abrigo do Programa Doutoral Austin | Portugal em Media Digitais aplicadas à Literacia em Saúde, em parceria com a Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América.

No início de 2018, Hernâni Oliveira foi selecionado para ser um dos jovens cientistas ao abrigo do programa EIT Health Starship, obtendo o 1º Prémio da competição na Universidade de Sorbonne, em Paris. Hernâni é ainda fundador da empresa BRIGHT DIGITAL, uma start-up orientada para o desenvolvimento de tecnologia que promove a adesão terapêutica da população mais vulnerável. Os seus projetos na área do cancro da mama e oncologia pediátrica foram agraciados com o prémio de Empreendedorismo Social Diogo Vasconcelos, o prémio RedEmprendia do Banco Santander e o Grande Prémio C3 Prize, promovido pela farmacêutica Astellas Oncology.

Hernâni recebeu o voto de louvor da cidade de Esposende, assim como o Prémio de Cidadania Ativa na área de Empreendedorismo da Universidade do Porto, pelos seus esforços em trabalhar soluções digitais em rede, através de respostas que utilizam princípios de inteligência colaborativa entre instituições.