José Pereira Azevedo

José Pereira Azevedo

Investigador Doutorado Integrado

Linhas de Investigação: L3 - Determinantes genéticos, ambientais e comportamentais da saúde e da doença
Laboratórios: Comunicação em saúde
  • logo-orcid
  • logo-ciencia-id

José Azevedo é Professor Associado da Faculdade Letras da Universidade do Porto. PhD Psicologia pela Universidade de Cardiff e Universidade do Minho (1995). Foi Fulbright Scholar – University of Texas at Austin (2001) e Visiting Scholar at University of North Carolina- Chapel Hill (2004) apoiado pela Fundação Gulbenkian e Fundação Luso-Americana. Conta com várias publicações científicas. Coordenou vários projetos ou contratos de investigação nacionais e internacionais, de que destacam os mais recentes:
– Investigador coordenador do projeto: FOREST FM – Envolvimento de jovens na prevenção dos incêndios rurais através de um programa de rádio participativo (PCIF/AGT/0087/2019). Financiado pela FCT (2021-2023).
– Investigador coordenador do projeto: PLATE -Programa de Literacia Alimentar de Base Tecnológica nas Escolas: a prevenção da obesidade na adolescência. Financiado pela Ciência Viva no programa Comunicação em Saúde (2020-2021).
– “Climate@edu.media: a utilização dos media digitais para o ensino das alterações climáticas.” EEA grants Universidade do Porto – Universidade da Islândia (2014-2016);
– “Nutricience” promoção digital da literacia nutricional. EEA grants Universidade do Porto – Universidade Oslo (2015-2017);
– Arte e Dispositivos móveis na literacia em Saúde: a prevenção da obesidade na adolescência. Fundação Gulbenkian . (2014);
– “Ciência 2.0”. Compete. (2011-2013).

Participa na direção de várias revistas científicas e é regularmente membro de painéis de avaliação de bolsas e projetos (FCT, UT Austin Portugal entre outras).

Possui experiência na inovação pedagógica tendo sido o coordenador do 1º MOOC da Universidade do Porto (2015). Recebeu os seguintes prémios; 2013- National Award for the best Multimedia Content in Education com o projeto Ciência 2.0; Prémio de melhor projeto na categoria de “Educação Alimentar” do National Food Awards 2017. Coordena no ITR o Lab de Comunicação em Saúde.

Livros

Capítulos de Livros

Editoriais/Cartas ao editor

Relatórios