A Mónica Santos é licenciada em Engenharia Química (2008) e Doutorada em Engenharia do Ambiente (2013) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Atualmente, é Investigadora Auxiliar no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), onde integra a Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) e o Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR). Coordena o laboratório “Exposição a Fármacos Citotóxicos e Saúde”, inserido na linha temática L3 – Determinantes genéticos, ambientais e comportamentais da saúde e da doença.
Mónica Santos tem centrado a sua atividade científica na avaliação da exposição humana e ambiental a contaminantes emergentes, com especial enfoque nos fármacos citotóxicos (também conhecidos por citostáticos ou antineoplásicos). O seu trabalho combina o desenvolvimento de metodologias analíticas avançadas, a monitorização ambiental, a biomonitorização ocupacional e a avaliação do risco, com o objetivo de proteger a saúde pública e os ecossistemas.
É Investigadora Principal do projeto “Shielding Lives: Integrated Strategies for the Prevention and Mitigation of Health Risks Posed by Hazardous Medicinal Products”, financiado pela FCT, tendo já liderado ou integrado a equipa de mais de 10 projetos nacionais e internacionais financiados. Mantém colaborações ativas com várias instituições hospitalares e científicas, em Portugal e no estrangeiro, no domínio da exposição ocupacional e ambiental a fármacos citotóxicos e outras substâncias perigosas.
É autora de várias publicações científicas em revistas internacionais com revisão por pares. Tem também orientado estudantes de doutoramento, mestrado, licenciatura, e participa regularmente em atividades de formação avançada e divulgação científica.