Sofia Martins

Sofia Martins

Investigador Não Doutorado Integrado

Linhas de Investigação: L3 - Determinantes genéticos, ambientais e comportamentais da saúde e da doença
Laboratórios: Alimentação, consumo e sustentabilidade
  • logo-orcid
  • logo-ciencia-id

Sofia Martins licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) em 2015. O seu estágio curricular foi realizado no Rio de Janeiro, através de um acordo de cooperação internacional entre a Universidade do Porto e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para o qual recebeu uma Bolsa de Estudos atribuída pelo Santander Universidades (Bolsas Ibero-Americanas, Becas). Durante este período, integrou projetos em quatro áreas distintas: nutrição e saúde pública, política nutricional, nutrição clínica e tecnologia alimentar.

No mesmo ano (2015) começou a trabalhar como Investigadora na Universidade de Ciências Aplicadas de Berna, Departamento de Saúde, Nutrição e Dietética (BFH, Suíça), onde colaborou em vários projetos, com especial destaque para os projetos: “NutriGed”, “Insegurança Alimentar em Refugiados do Afeganistão” e “Disfagia”. Esses projetos resultaram em diversas publicações em jornais e revistas nacionais e internacionais.

No final de 2016, ingressou no Mestrado em Ciências da Vida com especialização em Alimentação, Nutrição e Saúde, também na Universidade de Ciências Aplicadas de Berna, tendo concluído em 2018. Com os resultados da sua tese, publicou um artigo na Medical & Clinical Research Journal como primeira autora.

Nos últimos três anos, trabalhou no Município de Vila Nova de Famalicão, Divisão de Educação, onde desenvolveu e implementou o Projeto “NutriEduca – Educação Alimentar e Nutricional em contexto escolar”, promovendo a alimentação saudável na comunidade escolar do Município.

Atualmente, frequenta o Programa Doutoral em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo-lhe sido atribuída uma bolsa individual de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).