Sophia Hiba

Sophia Hiba

Investigador Não Doutorado Integrado

Linhas de Investigação: L2 - Sindemias, desigualdades em saúde e populações vulneráveis
Laboratórios: Políticas e saúde

Sophia Hiba é de Marrocos e é Farmacêutica. Sempre foi apaixonada pelo campo da saúde e sua aplicação na humanidade e, como tal, aspirou progredir nesta área através de dois mestrados diferentes. É Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Griffith University (Austrália) e Mestre em Saúde Pública pelo ISPUP (Portugal).

A sua tese de mestrado em Saúde Pública incidiu sobre “Fatores individuais e contextuais de depressão entre idosos europeus” sob a orientação da Professora Teresa Leão, estudaram o efeito de vários fatores de risco individuais e contextuais em 302.613 participantes com 50 anos ou mais que participaram no sexto inquérito (2015) da pesquisa de Saúde, Envelhecimento e Aposentadoria na Europa. Este estudo esclarece a importância dos fatores individuais (endógenos, exógenos) e contextuais como os principais impulsionadores da depressão em idosos europeus.

Sophia deseja agregar valor aos sistemas de Saúde Pública e contribuir para a construção de um sistema de saúde eficiente, que garanta igualdade de acesso e tratamento a pessoas de todas as esferas da vida.