Projeto do ISPUP financiado na segunda fase da linha de apoio RESEARCH 4 COVID-19

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) atribuiu 40 mil euros ao Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) para o desenvolvimento de um projeto que visa compreender e caracterizar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2, o coronavírus causador da doença COVID-19. Designado Da infeção por SARS-CoV-2 à COVID-19. Estudo da cinética vírica e da resposta imunológica para compreender o contágio e a evolução clínica, o projeto foi financiado, no âmbito da segunda fase da linha de apoio especial “RESEARCH 4 COVID-19”.

Coordenado por Margarida Tavares, membro da Unidade de Investigação em Epidemiologia do ISPUP e da Unidade de Doenças Infeciosas Emergentes, do Centro Hospitalar Universitário de São João, o estudo longitudinal vai acompanhar indivíduos com exposição de alto risco ao vírus e doentes com COVID-19 (ligeira e grave), ao longo de cerca de três meses, para determinar qual o período de contagiosidade do vírus, a sua replicação e viabilidade e identificar os seus determinantes clínicos e imunológicos.

Em linha com os objetivos definidos por este apoio especial, espera-se que o projeto influencie medidas de saúde pública e de individualização do tratamento da COVID-19, ajustado aos espectros de gravidade da infeção. Pretende-se que forneça “contributos originais para a determinação do potencial de contágio em indivíduos assintomáticos, pré-sintomáticos e convalescentes, essenciais às políticas de rastreio de contactos e medidas de isolamento”, refere Margarida Tavares.

No projeto coordenado pelo ISPUP, participam também o Centro Hospitalar Universitário de São João, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e a Administração Regional de Saúde do Norte.

Sobre o “RESEARCH 4 COVID-19”

O “RESEARCH 4 COVID-19” é uma linha de financiamento excecional para resposta à pandemia de Covid-19, criada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica Biomédica (AICIB). Tem como objetivo financiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento, já em curso ou a desenvolver, que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na sua intervenção no combate à pandemia.

Imagem: Pixabay

Aceda a esta notícia na comunicação social:

Observador

S+ Online