Projeto do ISPUP vai estudar o impacto da maternidade nos rendimentos das mulheres

O projeto MERIT – MothER Income InequaliTy, um dos vencedores do concurso EEA Grants Portugal, pretende criar um livro branco para ajudar investigadores e decisores políticos a compreenderem o impacto que a maternidade tem nos rendimentos das mulheres. Este livro conterá também recomendações para atenuar os efeitos da maternidade nos salários das mulheres e no seu percurso profissional, tendo em vista reduzir as assimetrias de género.

O projeto liderado pelas investigadoras do ISPUP,  Teresa Leão e Joana Amaro, ambas membros do Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), coordenado pelo ISPUP, tem como principal objetivo analisar o impacto da maternidade nos rendimentos, com o auxílio de informação proveniente da coorte do ISPUP Geração XXI, que desde 2005 se dedica ao acompanhamento de cerca de 8600 crianças, bem como das suas respetivas famílias.

É através da recolha de dados das mães e pais desta coorte que os investigadores irão estimar o impacto que a maternidade tem exercido nos salários e no percurso profissional das mulheres, ao longo dos anos, comparando-o com a influência da paternidade nos rendimentos auferidos pelos pais.

Adicionalmente, os investigadores do MERIT vão analisar de que forma a pandemia de COVID-19 afetou as mulheres que foram mães, durante esse período, analisando o impacto da pandemia nas condições de trabalho e nas disparidades entre homens e mulheres.

Com o auxílio do Centre for Research on Pandemics & Society (PANSOC) – parceiro norueguês do ISPUP no projeto – será, também, elaborada uma análise das políticas públicas e regimes jurídicos existentes, a nível nacional e europeu, que ditam questões relacionadas com o apoio à família.

O objetivo final? A elaboração de recomendações que atenuem o impacto da maternidade nos rendimentos das mulheres e no seu percurso profissional, tendo em vista reduzir as assimetrias de género. Estas recomendações serão materializadas na produção de um livro branco, onde serão definidas diretrizes concretas que permitam minimizar as assimetrias de género e promover a igualdade entre homens e mulheres no que diz respeito aos rendimentos.

O projeto MERIT – MothER Income InequaliTy será financiado com 100 mil euros. A sua data de término está prevista para o final de 2023.

Acerca do concurso EEA Grants

O projeto MERIT – MothER Income InequaliTy foi um dos cinco vencedores do concurso “Small Grant Scheme #3”, financiado pelo mecanismo financeiro EEA Grants, do Espaço Económico Europeu, que apoia projetos e iniciativas em quinze Estados-membros que pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa.

Enquadrados no Programa Conciliação e Igualdade de Género, operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), os projetos selecionados estão alinhados com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação “Portugal + Igual” (2018-2030).

Pode ainda ver
Artigos relacionados