MIND-Matosinhos: Implementação de intervenções não-farmacológicas na prevenção do declínio cognitivo no concelho de Matosinhos

Vítor Tedim Cruz

Investigador responsável

Investigador Doutorado Integrado

Tipo de projeto:

Nacional

Referência:

POISE-03-4639-FSE-000793

Instituições participantes:

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Câmara Municipal de Matosinhos, Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Neuroinova Lda.

Fontes de financiamento:

Portugal Inovação Social, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu

Data de início:

01/01/2020

Data (prevista) de conclusão:

31/12/2022

Orçamento total:

290 424,04€

Linha de investigação:

L4 - Resultados da investigação centrada nos pacientes e na população

Laboratório de investigação:

Défice cognitivo associado a doenças do sistema nervoso

Resumo:

MIND-Matosinhos: Multiple Interventions to Prevent Cognitive Decline –

A demência é uma condição que limita a qualidade de vida e a autonomia dos indivíduos, tendo também um elevado impacto familiar, económico e social. Contudo, atualmente, não existem fármacos que permitam estabilizar o desempenho cognitivo em indivíduos com declínio cognitivo ligeiro, evitando a sua progressão para demência.

Por conseguinte, tendo por base o estudo MIND implementado no ACES-Porto Ocidental, em 2019, o presente projeto tem como principal objetivo avaliar o impacto de um programa de prevenção do declínio cognitivo, de base comunitária, composto por múltiplas estratégias não-farmacológicas, denominado MIND-Matosinhos: Multiple Interventions to Prevent Cognitive Decline.

No âmbito deste estudo, poderão participar todos os cidadãos que residam em Matosinhos e/ou que estejam inscritos nas Unidades de Saúde Familiar da ULSM, e que cumpram os seguintes critérios: 1) Desempenho cognitivo reduzido para a idade e a escolaridade, determinado pela escala Montreal Cognitive Assessment (MoCA); 2) risco elevado de desenvolvimento de demência a 20 anos, determinado pela escala Cardiovascular Risk Factors, Aging and Dementia (CAIDE) Risk Score (pontuação ≥6 pontos); 3) idade entre os 18 e os 85 anos; 4) escolaridade de pelo menos 4 anos; 5) autonomia para a realização das atividades da vida diária; 6) ausência de contraindicações para a prática de exercício físico; 7) sem diagnóstico prévio de demência ou incapacidade grave.

Os potenciais beneficiários serão identificados e referenciados pelos diversos serviços do Hospital Pedro Hispano, pelas Unidades de Cuidados de Saúde Primários da ULSM, por outras instituições e associações do município de Matosinhos, e também através da procura ativa dos indivíduos com maior privação socioeconómica ou por autoproposta dos utentes.

O programa de intervenção terá uma duração mínima de 3 meses, podendo ser estendido até 12 meses, e incluirá as seguintes estratégias:

1) treino cognitivo;

2) exercício físico;

3) educação alimentar;

4) adaptação à perda de memória;

5) avaliação e correção auditiva.

Serão incluídos 300 cidadãos com risco de vir a desenvolver demência, dos quais 150 serão alvo de uma intervenção intensiva e 150 receberão uma intervenção menos intensiva. Os cuidadores/parceiros dos participantes neste estudo serão também abrangidos, podendo participar nas atividades relacionadas com a educação alimentar e a adaptação à perda de memória.

E-mail: mind.matosinhos@ispup.up.pt

Equipa de investigação