Promovendo ambientes interiores saudáveis com destaque para os disruptores endócrinos: elucidando as ligações entre exposição ambiental, neurodesenvolvimento e comportamento social em crianças.

João Paulo Teixeira

Investigador responsável

Investigador Doutorado Integrado

Tipo de projeto:

Nacional

Referência:

PTDC/CTA-AMB/3040/2021

Instituição proponente:

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FE/UP)

Instituições participantes:

ISPUP

Fontes de financiamento:

FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

Data de início:

01/08/2021

Data (prevista) de conclusão:

31/12/2023

Linha de investigação:

L3 - Determinantes genéticos, ambientais e comportamentais da saúde e da doença

Laboratório de investigação:

Poluição do ar e saúde

Resumo:

Os últimos anos foram caracterizados por uma evolução industrial e, como tal, o aparecimento de novos produtos químicos no ambiente. Muitos desses produtos químicos podem ser considerados como desreguladores endócrinos (DEs), podendo ter efeitos diversos e adversos na saúde humana e na degradação do ambiente. Estudos recentes demonstraram que os DEs podem afetar o aumento de distúrbios neurocomportamentais, como a hiperatividade e o défice de atenção. Por sua vez, evidências em animais e alguns estudos clínicos indicam também efeitos no sistema imunológico e metabólico (e.g. obesidade).

Embora a exposição a substâncias tóxicas seja relevante em todas as idades, torna-se mais preocupante em crianças, as quais são mais vulneráveis. Devido ao recente impulso tecnológico, os DEs estão presentes em materiais de construção, móveis, produtos eletrónicos, produtos de higiene pessoal, cosméticos e outros produtos de consumo. Assim, a exposição a estes compostos pode ocorrer em casa ou na escola, onde passamos cerca de 80 a 90% do nosso tempo e pode dar-se por ingestão, inalação ou contacto dérmico; ainda que sejam necessários novos estudos sobre estas duas últimas vias de exposição. Além disso, escasseiam estudos que considerem a exposição a misturas de DEs com possível impacto no desenvolvimento de patologias crónicas. Assim, a obtenção de mais informação científica sobre os níveis de exposição, principalmente no caso de misturas de compostos químicos permitirão estimar efeitos mais precisos em estudos epidemiológicos e consequentemente suportar medidas e redução de risco de exposição a DEs.

O EDC(Mind)2 é um projeto multidisciplinar que irá contribuir para superar as lacunas de conhecimento sobre a exposição de crianças em idade escolar a DEs, e o seu potencial impacto na performance cognitiva. Os principais objetivos do projeto são: i) avaliar a exposição a DEs (compostos individuais e efeito mistura) numa população de crianças em idade escolar; ii) identificar misturas de DEs que se correlacionam com sinais precoces de desenvolvimento cognitivo adversos; iii) integrar o conhecimento gerado no processo de avaliação de risco; e iv) estabelecer um conjunto de boas práticas e recomendações destinadas à promoção de ambientes interiores seguros e saudáveis.

Este projeto multidisciplinar irá capitalizar a sólida experiência académica e científica do consórcio em poluição do ar e saúde ambiental agregando investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), com consultadoria médica do Departamento de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Pedro Hispano. O projeto conta ainda com a colaboração da Professora Lidia Morawska (Austrália), Professor Hans Verhagen (Holanda), Professora Dzúrová (República Checa) e Professor Stefano Bonassi (Itália).

Equipa de investigação