Saúde, governação e responsabilidade na investigação em embriões: as decisões dos casais em torno dos destinos dos embriões (2011-2014)

Tipo de projeto:

Nacional

Referência:

PTDC/CS-ECS/110220/2009

Data de início:

01/03/2011

Data (prevista) de conclusão:

01/12/2014

Orçamento total:

83712€

Linha de investigação:

L2 - Sindemias, desigualdades em saúde e populações vulneráveis

Laboratório de investigação:

Adversidade social e desigualdades em saúde

Resumo:

A questão principal que orienta este estudo é a seguinte: qual é o repertório de perceções, preocupações e compreensões acionado pelos casais envolvidos em técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA) no processo de decisão quanto ao destino dos embriões? Esta investigação tem como principais objetivos:

1. Caracterizar os casais em PMA do ponto de vista social, demográfico, económico, psicológico e clínico.
2. Identificar as visões, valores e conhecimentos acionados pelos casais em PMA na compreensão do estatuto moral dos embriões humanos e na decisão quanto aos seus destinos.
3. Analisar a forma como os processos de avaliação e classificação da qualidade e viabilidade dos embriões levados a cabo pelos especialistas se repercutem na decisão destes casais em torno do destino dos embriões.
4. Explorar os discursos destes casais em torno das expectativas, incertezas e responsabilidades associadas às tecnologias reprodutivas.
5. Estudar o repertório de direitos e deveres de cidadania usado pelos casais no âmbito das suas decisões quanto ao destino dos embriões.

Com base em inquéritos e entrevistas em profundidade realizados junto de casais envolvidos em técnicas de PMA, este projeto contribuirá para a produção de conhecimento passível de ser mobilizado em vários debates, nomeadamente: na discussão jurídico-legal e bioética acerca da investigação em embriões humanos, da sua criopreservação e doação; na gestão da segurança, eficácia e qualidade nas técnicas de PMA; nas boas práticas ao nível do acompanhamento dos processos de decisão dos casais em torno do destino dos embriões.

Equipa de investigação