EPITeen

A coorte EPITeen - Epidemiological Health Investigation of Teenagers in Porto – teve início em 2003 e tem como objetivo principal compreender de que forma os hábitos e comportamentos adquiridos na adolescência se vão refletir na saúde do adulto. No âmbito deste projeto são acompanhados os adolescentes nascidos em 1990 que frequentavam as escolas públicas e privadas da cidade do Porto.

 

Os 2942 participantes foram avaliados aos 13, aos 17, aos 21, e aos 24 anos de idade. Está atualmente a decorrer a avaliação dos 27 anos e serão acompanhados ao longo da vida. Em cada avaliação uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde recolhe informações através de questionários e efetua medições objetivas, tais como, a pressão arterial, o peso e a altura, a densidade mineral óssea e a função respiratória. São também realizadas análises sanguíneas.


Com base nos dados recolhidos no projeto EPITeen foi possível fornecer informação essencial para o planeamento de medidas de promoção de saúde e conseguimos responder a vários objetivos científicos através de trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.