Realizou-se em Hasselt, Bélgica, entre 29 de Junho e 3 de Julho de 2024, a segunda edição da Summer School do projeto ERASMUS+ ToxLearn4EU (Toxicology Innovative Learning For Europe), no qual o ISPUP é o único parceiro português.
O evento organizado em conjunto pela Universidade de Hasselt e pela Universidade de Maastricht, reuniu estudantes de pós-graduação e especialistas de cerca de dez países europeus para discutir as mais recentes inovações e desafios na área da toxicologia sob o tema “Risk assessment of emerging hazards due to climate change and pollution: impacts on humans and ecosystems“.
Durante a semana, os participantes seguiram uma agenda intensiva que combinou aulas teóricas, sessões de networking e visitas a três Centros de Investigação de excelência, tais como, ECOTRON (laboratório de estudos ecológicos experimentais), SCK CEN (Centro de pesquisa em energia nuclear) e VITO (Instituto de biomedicina e tecnologia para sustentabilidade ambiental). Esta programação proporcionou aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos, observar de perto as tecnologias e metodologias mais avançadas e trocar ideias com os peritos, promovendo o intercâmbio de saberes e desenvolvimento de colaborações futuras.
Entre os temas abordados, estiveram tópicos como a avaliação de risco, toxicologia regulatória, gestão de risco e comunicação, com foco em questões essenciais da toxicologia moderna e ênfase no impacto de contaminantes (de risco emergentes) na saúde humana e no ecossistema. As Summer Schools promovidas pelo ToxLearn4EU tem como objetivo testar novas metodologias de ensino, voltadas para um ensino remoto, acessível a todos e mais integrado. Para o efeito aplicou-se o método “Problem-Based Learning” (PBL) em que os alunos, divididos em grupo, foram desafiados a resolver problemas simulados que exigiram a aplicação de conceitos, teorias e competências.
Ana Margarida Faria, investigadora do ISPUP e membro da equipa do projeto ECD(Mind)2, que participou nesta Summer School com apoio financeiro do projeto ToxLearn4EU, recebeu o prémio de Melhor Apresentação pelo PBL de avaliação de risco aplicado ao caso “Descargas líquidas de uma Central Nuclear “. Parabéns!
A participação do ISPUP neste evento reflete o seu compromisso com a educação e investigação em toxicologia, contribuindo para o avanço do conhecimento e para a formação de novos especialistas na área. Esta segunda edição demonstrou ser uma plataforma crucial para o fortalecimento das redes de cooperação europeias e para a capacitação dos profissionais que enfrentarão os desafios da Toxicologia do futuro.
Para mais informações sobre o projeto ToxLearn4EU e os eventos futuros, visite o site oficial aqui. https://toxlearn4eu.eu/