Sara Mosca. Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina em 2015 no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto. Em 2017, iniciou o seu Internasto em formação específica em Pediatria Médica no Centro Materno Infantil do Norte – Centro Hospitalar Universitário do Porto (CMIN-CHUP). No mesmo ano, ingressou no doutoramento em Saúde Pública do Instituto de Saúde Pública / Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal, com um projeto intitulado “Impacto da obesidade no rim – da infância à adolescência”. É tutora assistente voluntária de Pediatria no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto desde 2018.
Os seus principais interesses de investigação são a obesidade, o risco cardiovascular, a inflamação e a disfunção endotelial. Participou de várias conferências / congressos Internascionais e nacionais, onde apresentou múltiplos trabalhos científicos e acadêmicos.
Recebeu uma bolsa de investigação da Sociedade Portuguesa de Pediatria e um prémio do projeto “Comunicar Saúde da Ciência Viva, FCT” e integrou o Laboratório Associado ITR, no Lab coordenado pelo Professor Alberto Caldas Afonso: “Risco cardiometabólico e lesão vascular precoce – impacto renal”. Atualmente, é responsável por todos os internos de formação específica de pediatria médica do CMIN-CHUP, e é também co-orientadora de uma tese de mestrado integrado em medicina.