Márcio Silva iniciou o programa doutoral em Saúde Pública no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto em 2018. Em 2023, foi-lhe atribuída uma Bolsa individual da FCT para a realização do seu projeto de doutoramento intitulado “Homens que fazem sexo com homens: dos dados epidemiológicos à prevenção das IST’s”.
É membro do laboratório “Epidemiologia da infeção por micobactérias, HIV e outras infeções sexualmente transmissíveis” da linha de pesquisa “Sindemias, desigualdades em saúde e populações vulneráveis” do Laboratório Associado de Pesquisa Integrativa e Translacional em Saúde da População (ITR).
Licenciado em Enfermagem, pelo Instituto Piaget em 2001. Em 2008 concluiu o Mestrado em Sexologia na Universidade da Maia e em 2017 concluiu o Mestrado em Direção e Chefia de Serviços de enfermagem na Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Iniciou a sua atividade clínica no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho em 2001 e em 2007 integrou o Instituto Nacional de Emergência Medica tendo por base o projeto de implementação das Ambulâncias de Suporte Imediato de vida em contexto nacional.