Carla Nunes, ex-diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA) e uma das peritas que aconselhou o governo a propósito da pandemia, morreu esta quinta-feira. O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) associa-se à Escola Nacional de Saúde Pública neste momento de pesar e deixa as mais sinceras condolências à sua família e amigos.
O ISPUP manteve uma ligação profissional estreita com a Professora Carla Nunes, nomeadamente no desenvolvimento do programa doutoral conjunto da Universidade de Porto e da Universidade Nova em Saúde Pública Global. Partilhamos também as atividades do grupo de especialistas que aconselhou o Governo durante os primeiros anos da pandemia.
Carla Nunes construiu uma reconhecida carreira na Saúde Pública, nomeadamente no ensino e na investigação nas áreas da bioestatística e da epidemiologia, com particular enfoque na Tuberculose, Saúde Ambiental e Saúde Mental. Integrava ainda o Comité Executivo da Associação Europeia de Escolas de Saúde Pública (ASPHER) e figurou entre o painel de peritos presentes nas reuniões do Infarmed sobre a evolução da Covid-19.
Em março de 2022, foi destacada com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – grau Ouro, como forma de reconhecimento pelo aconselhamento técnico, em especial nas áreas da epidemiologia, saúde pública e ciências sociais, prestado ao Ministério da Saúde no âmbito da estratégia de resposta à pandemia de COVID-19.
Faleceu esta quinta-feira, 16 de setembro, aos 51 anos. Em comunicado, a ENSP-NOVA informa que velório se realiza esta sexta-feira, a partir das 18 horas, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção de Almada. A missa do funeral está marcada para as 13:30 horas de sábado, seguindo-se o cortejo fúnebre (às 14 horas) com destino ao Cemitério de Vale Flores, no Feijó.
Imagem: Diário de Notícias