Intitulado “Saúde Pública em Portugal – Do século XIX ao novo ‘millenium’ até ao futuro”, o livro coordenado por Francisco George será apresentado esta segunda-feira, dia 17 de abril, no Auditório do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), pelas 19h00 e contará com a presença de Henrique Barros, Raquel Duarte e do próprio, Francisco George.
Este é o primeiro volume de uma coletânea dedicada à Saúde Pública, que será lançada fruto do recém-criada Sociedade Portuguesa de Saúde Pública, presidida por Francisco George. Conta com o contributo de especialistas de diferentes áreas, como os médicos Constantino Sakellarides, Raquel Duarte ou o psiquiatra José Caldas de Almeida.
“Trata-se de uma obra coletiva que reflete a história da Saúde Pública desde o seu começo, em 1850, e que vai até ao novo milénio, aos dias de hoje, mas prossegue até ao futuro em termos de antecipar aquilo que irá acontecer nas próximas gerações”, explicou recentemente Francisco George, em declarações à Agência LUSA.
Sinopse do livro
“O percurso delineado pela obra inicia-se em meados do Século XIX. Esse percurso não é propriamente um compêndio de História, mas um registo de momentos significativos, como a antecâmara do pensamento prospetivo de que hoje tanto necessitamos.
Convida a uma compreensão integrada da evolução da Saúde Pública, chama a atenção para aspetos particularmente significativos e enquadra e situa os espaços do conhecimento mais detalhado que haverá que preencher.”