De 5 a 8 de junho, a cidade do Porto foi palco da reunião anual dos Diretores e delegados das mais de 120 instituições-membro da Associação de Escolas de Saúde Pública da Região Europeia (ASPHER). Este evento de alto nível – organizado localmente pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) – juntou cerca de 150 profissionais da saúde pública vindos de todo mundo e contou com a participação ativa de agências relevantes das Nações Unidas e de instituições da União Europeia. A reunião marcou também o início das funções Henrique Barros, Presidente do ISPUP, enquanto Presidente da ASPHER.
A sessão de boas-vindas do ASPHER Deans’ & Directors’ Retreat 2024 teve lugar no passado dia 6 de junho, às 12h15, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e da Diretora do Departamento Municipal de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida e Juventude na Câmara Municipal do Porto, Sílvia Cunha. A tarde foi dedicada a sessões sobre o futuro da educação e do treino da força profissional da Saúde e sobre a necessidade de interação e mobilidade entre as academias e os ministérios da saúde. Em destaque esteve um painel moderado por André Peralta, Subdiretor-Geral da Saúde, focado na “formação contínua dos profissionais de saúde”.
No segundo dia do evento, 7 de junho, a agenda da ASPHER para os próximos anos esteve no centro das discussões. Segundo Henrique Barros, foram abordados temas de grande relevância para a comunidade de saúde pública, como a preparação para futuras pandemias, as alterações climáticas, as condições crónicas e as doenças infeciosas emergentes ou reemergentes, com um foco particular na mobilidade das populações e nas migrações, bem como na guerra e nas populações mais vulneráveis. “Precisamos de elaborar um plano de educação ao longo da vida capaz de incorporar as melhores práticas disponíveis, seja em termos de estratégias educativas ou de desenvolvimento curricular, ousado e adaptável a diferentes contextos locais e culturas profissionais, e proporcionar aos profissionais a competências e habilidades necessárias para cumprir rotinas em mudança, bem como para antecipar respostas.”, referiu o Presidente da ASPHER, no decorrer deste último dia de trabalhos.
O evento culminou com uma sessão intitulada “Public Health and Democracy”, apresentada por Alexandre Quintanilha, cientista e ex-deputado do Partido Socialista e com a passagem de testemunho de Carlo Signorelli, então Presidente da ASPHER, para Henrique Barros, Presidente eleito pelos próximos dois anos, que assumiu oficialmente funções, neste dia.
No dia 8, sábado, houve ainda espaço para um programa social, que arrancou no ISPUP, como uma exposição sobre a Peste Bubónica de 1899 e seguiu com uma visita guiada pela cidade do Porto, subordinada a esse mesmo tema, que passou por alguns pontos importantes para a história da peste do Porto, como o Palácio da Bolsa e a Rua da Fonte Taurina. O percurso a pé terminou no cais da Ribeira, onde o grupo apanhou depois um barco, para fechar estes três dias de evento com chave de ouro, com um cruzeiro pelo rio Douro.
O ASPHER Deans’ & Directors’ Retreat 2024 proporcionou um espaço de reflexão e planeamento estratégico para os seus cerca de 150 particioantes, sobre os desafios presentes e futuros da saúde pública.