Equipa do ISPUP destaca-se em conferência internacional de Alergologia e Imunologia Clínica

Uma equipa de investigadores do Laboratório “Epidemiologia das doenças alérgicas”, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) participou, entre 31 de maio e 03 de junho, no Encontro Anual da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica (EAACI), em Valência. O evento reuniu investigadores, clínicos e académicos de todo o mundo e proporcinou uma importante oportunidade para que partilhassem os mais recentes avanços nas áreas da alergologia e imunologia clínica.

Aqui deixamos alguns destaques da participação da equipa do ISPUP, neste evento:

Sessão: Tratamento de Precisão para Doenças Alérgicas

Na sessão sobre “Tratamento de Precisão para Doenças Alérgicas”, André Moreira apresentou “Obesidade na Asma: Um Modelo de Cuidados Baseado na Abordagem de Traço Tratável”, destacando o impacto significativo da obesidade na prevalência e complexidade do tratamento da asma. O investigador enfatizou a gestão do IMC através de objetivos alcançáveis, dietas saudáveis, atividade física e reavaliações regulares para impactar profundamente o desenvolvimento e gestão da asma.

Simpósio: Clonalidade dos Mastócitos, Alpha-Tryptasemia Hereditária e Anafilaxia

Este simpósio contou com apresentações como “Será a Alpha-Tryptasemia Hereditária Realmente um Fator de Risco para Anafilaxia?”, pelo Professor David González-Olano e “Diferenças na Abordagem com Pacientes com e sem Distúrbios Clonais dos Mastócitos”, pela Professora Margitta Worm. A apresentação de Tiago Rama sobre “Quando e Como Avaliar a Clonalidade dos Mastócitos em Pacientes com Anafilaxia” enfatizou a avaliação da clonalidade em casos de anafilaxia recorrente. A sua abordagem inclui avaliação clínica detalhada, medição de triptase sérica, biópsia da medula óssea, testes genéticos para mutações KIT e citometria de fluxo, garantindo um diagnóstico preciso e uma melhor gestão do paciente.

Fórum da Sociedade Nacional de Alergologia: Das Moléculas dos Alérgenos à Gestão da Alergia

Diana Silva apresentou uma palestra sobre “Das Moléculas dos Alérgenos à Gestão da Alergia: Pode o Diagnóstico Molecular Melhorar a Eficácia da Imunoterapia com Alérgenos?”. A investigadora explorou como o diagnóstico molecular pode melhorar a imunoterapia com alérgenos (AIT) identificando moléculas específicas dos alérgenos responsáveis pelas reações alérgicas, permitindo planos de tratamento mais precisos e personalizados. Esta abordagem melhora a precisão do diagnóstico e adapta a AIT para atacar os alérgenos mais relevantes, aumentando a eficácia, reduzindo reações adversas e melhorando os resultados dos pacientes.

Em destaque na Investigação:

Adiposidade e Fractional Exhaled Nitric Oxide (FeNO) Previsto em Crianças Não-Asmáticas
Apresentado tanto na sessão de posters da JMA como durante uma sessão oral de resumos, este estudo de Francisca de Castro Mendes focou-se no impacto da gordura corporal na inflamação das vias aéreas tipo 2 em 831 crianças não-asmáticas do Porto. Os resultados revelaram que a massa gorda estava negativamente associada ao FeNO, enquanto a massa livre de gordura estava positivamente associada aos níveis de FeNO, sugerindo que a gordura corporal não promove a inflamação das vias aéreas mediada pelo tipo IVb.

Adesão a um Padrão Alimentar Sustentável e Saudável e o seu Impacto na Asma e Inflamação das Vias Aéreas
Mónica Carolina Rodrigues apresentou este estudo na sessão de posters da JMA e durante a sessão “Flash Talks sobre Pediatria”. O trabalho em questão investigou o impacto da dieta na asma e na inflamação das vias aéreas em 660 crianças. Os resultados revelaram que pontuações mais altas no Índice de Dieta Planetária Saudável (PHDI) estavam associadas a menores probabilidades de asma e menor inflamação das vias aéreas, especialmente entre crianças não obesas, sugerindo que dietas mais saudáveis e sustentáveis podem reduzir a prevalência de asma e a inflamação das vias aéreas nas crianças.

Estabelecimento de Intervalos Normais de Reprodutibilidade para Medidas de Espirometria em Crianças Saudáveis: Insights de um Estudo de Coorte Longitudinal
O estudo de Carla Martins, apresentado durante a sessão “Flash Talks sobre Asma”, teve como objetivo definir intervalos normais de reprodutibilidade para medidas de espirometria em crianças saudáveis. O estudo propôs o uso de scores de mudança, menos influenciados pelos valores iniciais e intervalos de medição, para monitorizar as alterações na espirometria ao longo do tempo.

O sucesso desta participação sublinha a relevância do trabalho realizado pelos investigadores do ISPUP na área da epidemiologia das doenças alérgicas e o impacto positivo que esta investigação tem na melhoria da saúde pública.