URBANE: Early-life URBAN environmental exposures and childhood multimorbidity: An Exposome-wide approach

Susana Santos

Investigador responsável

Investigador Doutorado Integrado

Tipo de projeto:

Referência:

Instituição proponente:

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)

Instituições participantes:

Medical Research Council Integrative Epidemiology Unit at the University of Bristol (United Kingdom)

Fontes de financiamento:

Horizonte Europa

Data de início:

01/09/2023

Data (prevista) de conclusão:

31/08/2025

Linha de investigação:

L1- Investigação do curso de vida e envelhecimento saudável

Laboratório de investigação:

Determinantes da Saúde Perinatal

Resumo:

O projeto URBANE responde a uma questão importante e atual: como o ambiente urbano influencia o desenvolvimento de multimorbilidade? Problemas de saúde relacionados com o neurodesenvolvimento, cardiometabólicos e respiratórios são cada vez mais prevalentes em idades precoces, sendo que doenças como a obesidade e a asma afetam até quatro em dez crianças na Europa. A multimorbilidade – coocorrência de duas ou mais condições de saúde – na infância está-se a tornar um problema de saúde pública com consequências a curto e longo prazo. Embora se saiba que os perigos ambientais desempenham um papel no desenvolvimento das doenças, a contribuição do ambiente complexo em que crescemos e vivemos no desenvolvimento da multimorbilidade permanece pouco claro. URBANE foca-se nesta questão.

O projeto irá usar os recursos da coorte de nascimento de base populacional portuguesa Geração XXI e aplicar uma abordagem do expossoma no estudo do impacto do ambiente urbano na multimorbilidade infantil. Para isso, o projeto irá usar um grande conjunto de dados sobre exposições do ambiente urbano (por exemplo, poluição ambiental e características do ambiente natural urbano e ambiente construído) e múltiplos problemas de saúde (por exemplo, elevada pressão arterial, obesidade, asma, problemas de comportamento) recolhidos nos estágios iniciais vulneráveis do ciclo de vida (gravidez e infância). O projeto irá explorar o estatuto socioeconómico e diferenças de género e vai avaliar se alterações da metilação do ADN e desregulação da hormona da leptina explica o impacto ambiental urbano na multimorbilidade. URBANE irá contribuir para a descoberta de riscos ambientais urbanos, subpopulações vulneráveis e ajudar na identificação dos mecanismos subjacentes.