ISPUP participa em reunião da RIGHT-Plus sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos

A RIGHT-Plus (Rede Ibero-Americana de estudos com homens gay, outros homens que têm sexo com homens e pessoas trans), da qual o ISPUP é membro fundador, reuniu, na passada terça-feira, em Buenos Aires, várias instituições académicas e comunitárias da região ibero-americana para discutir e definir o plano de ação para os próximos 2 anos e definir novas estratégias de cooperação entre as entidades dos vários países envolvidos na promoção da investigação e intervenção em saúde junto das populações de HSH e trans. Henrique Barros, presidente da Direção do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), é o representante académico da Península Ibérica na Direção da rede, reiterando assim o compromisso do ISPUP com a investigação na área da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos, bem como em defesa da diversidade.

Grupo dos representantes das instituições-membro da rede RIGHT-Plus / Foto: ISPUP

Os investigadores do ISPUP participaram também, no dia 26 de agosto, na reunião da Comissão Executiva do LAMIS 2024 (Latin American MSM Internet Survey), um estudo online – levado a cabo pela RIGHT-PLUS – dirigido a homens que têm sexo com homens e que vivem nos países da América Latina e com a finalidade de obter informação sobre comportamentos sexuais, conhecimentos sobre VIH/IST e hepatites virais, uso profilático de antirretrovirais e antibióticos, bem-estar psicossocial e acesso a serviços de saúde sexual. Em 2025 será conduzida a segunda edição deste estudo, com a colaboração do ISPUP, depois de em 2018 o LAMIS ter decorrido em 18 países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Os dias 28 e 29 de agosto foram dedicados ao XXI Simpósio Científico Regional Fundación Huésped 2024, um dos principais eventos na área do VIH e de outras doenças transmissíveis, na América Latina. Neste encontro científico, João Lana apresentou o seu trabalho intitulado “Fortalecer a prevenção do VIH através da colaboração entre a comunidade, os serviços e a academia em Portugal”, destacando a importância de uma abordagem integrada na prevenção do VIH. Por sua vez,  Paula Meireles, co-moderou uma sessão de apresentações sobre as perspetivas e desafios na investigação comunitária, enfatizando a necessidade de colaboração estreita entre investigadores e comunidades para enfrentar os desafios de saúde pública. O Simpósio Científico Regional Fundación Huésped reúne, anualmente, mais de 1 500 profissionais de saúde, cientistas sociais e ativistas comunitários para discutir avanços científicos, novas estratégias de prevenção e tratamento do VIH e outras questões relacionadas com a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos.

João Lana a apresentar o trabalho “Fortalecer a prevenção do VIH através da colaboração entre a comunidade, os serviços e a academia em Portugal” / Foto: ISPUP

A participação do ISPUP nestes encontros científicos sublinha o compromisso da instituição em fortalecer a cooperação internacional e contribuir para o avanço da saúde pública global, com foco nas populações mais vulnerabilizadas.

Pode ainda ver
Artigos relacionados