ITR reúne para avaliar e discutir desafios na investigação

No passado dia 6 de novembro, o Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) acolheu a Reunião Geral do Laboratório Associado ITR (Laboratório Associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional), que reuniu cerca de 110 investigadores dos mais de 50 laboratórios de investigação.

A sessão de abertura foi dedicada à investigação na área da obesidade e procurou potenciar sinergias de investigação entre os especialistas das três unidades de investigação que integram o ITR – EPIUnit, CIAFEL e UMIB. Seguiu-se uma sessão com a apresentação de teses de doutoramento defendidas durante o ano de 2023/2024. A manhã terminou com uma intervenção sobre “Investigação e Financiamento”, apresentada por Nuno Sousa, Presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).

Durante a tarde, a programação do evento desenrolou-se em torno do tema “Sociedade, Políticas Públicas e Ciência”, com destaque para a intervenção de António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e membro do Conselho da Sociedade do ITR, à qual se seguiram as apresentações dos resultados dos Projetos Inter-Unidades financiados pelo ITR: ChronoWise, (coordenação EPIUnit e co-coordenação UMIB), DEMGUTS, (coordenação UMIB e co-coordenação CIAFEL) e MOVE-AIR, (coordenação CIAFEL e co-coordenação EPIUnit).

O evento culminou com a sessão “O ITR e as Perspetivas de Carreira na Investigação”, que contou com a presença de João Amaral, Vice-Presidente da Associação Nacional de Investigadores em Ciência e Tecnologia (ANICT) e de um grupo de investigadores do ITR, em diferentes fases das suas carreiras.

Este encontro científico proporcionou uma oportunidade de partilha e discussão sobre a investigação desenvolvida nas linhas temáticas do ITR –  L1: Investigação do curso de vida e envelhecimento saudável; L2: Sindemias, desigualdades em saúde e populações vulneráveis; L3: Determinantes genéticos, ambientais e comportamentais da saúde e da doença e L4: Resultados da investigação centrada nos pacientes e na população –  promovendo, simultaneamente, a criação de sinergias entre as Unidades de Investigação que o compõem.

Pode ainda ver
Artigos relacionados