O Dia Mundial da SIDA é celebrado, anualmente, no dia 1 de dezembro, desde 1988.
Este dia junta as pessoas de todo o mundo para aumentar a consciencialização sobre a epidemia de VIH/SIDA, promover a solidariedade internacional e celebrar progressos, como o aumento do acesso aos tratamentos e à prevenção.
O tema deste ano, “Sigamos o caminho dos direitos” reforça que, se os direitos de todos forem protegidos, podemos acabar com a SIDA como uma ameaça à saúde pública até 2030. Quando as pessoas se sentem seguras e respeitadas, procuram mais os cuidados de que precisam. No entanto, as lacunas na implementação dos direitos humanos continuam a comprometer os esforços globais, sublinhando a necessidade urgente de acabar com o estigma, a discriminação e as desigualdades.
No ISPUP, como reconhecemos este desafio de saúde, temos investigação dedicada ao VIH e a outras infeções sexualmente transmissíveis e, em colaboração com o Município do Porto, fazemos parte da estratégia Fast-Track Cities – Cidades na Via Rápida para Acabar com a Epidemia VIH -, trabalhando para garantir que ninguém fica para trás.
Acabar com a SIDA exige que cheguemos a todas as pessoas.
Juntos/as, com os direitos humanos no centro e as comunidades a liderar o caminho, podemos acabar com a epidemia de VIH/SIDA.