ISPUP lamenta o falecimento de Pedro Silvério Marques, ativista na área do VIH-SIDA

Pedro Silvério Marques, ativista na área do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) – SIDA, fundador e coordenador do Centro Anti-Discriminação, morreu esta quarta-feira, 19 de março, aos 77 anos. O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) associa-se a este momento de pesar e deixa as mais sinceras condolências à sua família e amigos.

Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, Silvério Marques destacou-se, no panorama nacional, pelo seu importante papel no combate ao estigma e à discriminação associados ao VIH e na promoção dos direitos fundamentais das pessoas que vivem com VIH.

Entre 2000 e 2003, foi delegado das ONG Europeias no Conselho de Coordenação da ONUSIDA. Desde1996 até 2004, foi diretor do Boletim da Associação ABRAÇO. Foi também um dos membros fundadores do GAT Portugal e coordenou a publicação Ação e Tratamentos. Foi membro do European AIDS Treatment Group e do European Community Advisory Board.

Desde janeiro de 2011, coordenava o Centro Anti-Discriminação VIH‑Sida, um projeto conjunto do GAT e da Ser+ que tem como objetivo principal diminuir a discriminação e o estigma em relação às pessoas infetadas ou afetadas pela infeção pelo VIH.