O ISPUP acolheu reunião do EARLY que promove a investigação em saúde mental juvenil na Europa

Nos dias 27 e 28 de março, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) acolheu o 3.º encontro dos parceiros do Consórcio EARLY, que reuniu investigadores e especialistas em saúde pública de toda a Europa. O encontro assinalou um marco importante no progresso do projeto EARLY— Avaliar, Identificar e Reduzir Determinantes das Condições de Saúde Mental em Jovens— uma iniciativa ambiciosa financiada pela União Europeia, centrada no combate ao crescente desafio da saúde mental juvenil.

O projeto EARLY é uma iniciativa colaborativa que envolve 19 instituições parceiras de 12 países. Nos próximos anos, o objetivo é investigar o impacto das doenças não transmissíveis, com especial enfoque nas perturbações de saúde mental, como a depressão, a ansiedade, os distúrbios relacionados com o stress (em particular o transtorno de stress pós-traumático) e o consumo de substâncias. Um dos principais objetivos é abordar os factores de risco modificáveis que contribuem para estas condições em jovens com idades entre os 15 e os 24 anos.

A reunião no Porto constituiu uma oportunidade fundamental para os membros do consórcio alinharem esforços, avaliarem o progresso alcançado e planearem os próximos passos. Estes dois dias de trabalho conjunto no ISPUP permitiram discussões presenciais e aprofundadas sobre opções teóricas, abordagens metodológicas e desafios e facilitadores específicos dos contextos para o desenvolvimento do projeto.

Ao acolher esta reunião, o ISPUP reafirmou o seu compromisso com o avanço da investigação em saúde mental e com a contribuição para estratégias baseadas em evidência que promovam o bem-estar dos jovens na Europa.

Para informações atualizadas sobre o projeto EARLY, visite a página oficial do projeto.

Pode ainda ver
Artigos relacionados