Dia do Trabalhador: É urgente de dar prioridade ao bem-estar holístico nos locais de trabalho

Promover a saúde mental e física positiva num ambiente de trabalho em mudança é o grande objetivo do PROSPERHum projeto europeu que o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integra desde 2023. O ISPUP será responsável pela criação de um “portal abrangente com ferramentas e apoios, destinado a empresas e trabalhadores, com o objetivo de transformar os espaços de trabalho em ambientes promotores de saúde”.

Assinala-se hoje, por todo o mundo, o Dia do Trabalhador. Para celebrar a data, a equipa do PROSPERH – Promoção da Saúde Mental e Física Positiva no Trabalho num Ambiente em Mudança – fez um comunicado em que reconhece “as contribuições inestimáveis dos trabalhadores de todos os setores e contextos.” O comunicado destaca que mais do que uma homenagem, este dia representa um apelo urgente à ação para criar e manter locais de trabalho promotores de saúde, que apoiem tanto o bem-estar físico como mental. “O investimento em iniciativas que promovam tanto a saúde física como mental e que contribuam para o bem-estar dos colaboradores é fundamental para a sustentabilidade da força de trabalho”, destaca Eve Griffin, co-coordenadora do PROSPERH e Diretora Executiva da National Suicide Research Foundation.

A equipa do PROSPERH destaca ainda a urgência de dar prioridade ao bem-estar holístico nos locais de trabalho. Com a natureza do trabalho em constante evolução, caracterizada por modelos remotos e híbridos, avanços tecnológicos e exigências laborais crescentes, é imperativo integrar estratégias que promovam a saúde mental e física nos contextos profissionais.

Para transformar os locais de trabalho em ambientes promotores de saúde, empresas e trabalhadores necessitam de ferramentas e recursos que aumentem a consciência, promovam a saúde mental, apoiem a autogestão e indiquem caminhos de referenciação. Para melhorar a saúde dos trabalhadores, os decisores políticos precisam de tomar contacto com a evidência mais recente sobre locais de trabalho saudáveis, bem como de aconselhamento sobre como os governos e outros intervenientes relevantes podem criar um ambiente favorável à mudança. Estas necessidades estão no centro do programa de trabalhos do projeto PROSPERH, financiado pelo programa Horizonte Europa da União Europeia (UE), lançado em janeiro do ano passado.

Este projeto europeu conta com um consórcio internacional de 21 parceiros de 19 países que estão a trabalhar juntos para desenvolver e validar a intervenção multínivel PROSPERH, veiculada por meio do portal PROSPERH. A intervenção terá como alvo aspetos organizacionais (trabalho), de pares e individuais (trabalhador), com três componentes focados na promoção da saúde, auto-monitorização e autogestão online, e o encaminhamento para cuidados de saúde ou coaching.

O desenvolvimento da intervenção será baseado no conhecimento e nas ferramentas existentes, desenvolvidos pelo consórcio em projetos anteriores financiados pela UE (MENTUPP – https://www.mentuppproject.eu/; iFightDepression – https://ifightdepression.com/). O projeto concentrar-se-á em três setores-chave que enfrentam mudanças significativas, com grandes desafios para saúde física e mental dos trabalhadores (teletrabalho e trabalho móvel baseado em TIC, saúde e construção).

Uma vez desenvolvida, a intervenção será testada na Albânia, Austrália, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Irlanda, Kosovo, Países Baixos, Portugal, Espanha e Turquia. Os principais resultados do projeto incluirão diretrizes e recomendações de políticas, bem como um plano de intervenção que será disponibilizado gratuitamente às empresas no Portal PROSPERH.

No âmbito deste projeto, o ISPUP desempenha duas missões essenciais: a produção de um Portal de serviços para uso por funcionários, gestores, recursos humanos das organizações, e saúde ocupacional, em colaboração estreita com outro parceiro português, a INNOVAGENCY, e a implementação das novas intervenções em empresas portuguesasRicardo Gusmão, psiquiatra e investigador do ISPUP, reponsável pelo laboratório “Literacia em saúde mental, bem-estar, depressão e prevenção do suicídio” e co-líder do PROSPERH.

Saiba mais sobre o projeto PROSPERH, os parceiros do consórcio e a pesquisa relacionada: https://prosperh.eu/


Pode ainda ver
Artigos relacionados