Matosinhos apresenta Estratégia Municipal de Saúde com apoio científico do ISPUP

A Estratégia Municipal de Saúde 2025-2030 de Matosinhos foi apresentada publicamente esta sexta-feira, 13 de junho, no Mosteiro de Leça do Balio. O documento, elaborado sob coordenação científica do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), em colaboração com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, dá prioridade à promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida da população do município. Esta Estratégia é o resultado de um processo participativo, construído com o contributo dos representantes das entidades parceiras.

Esta estratégia, que inclui um diagnóstico de saúde local e um plano estratégico, propõe uma abordagem transversal e integrada da saúde, atuando sobre os principais fatores que afetam o estado de saúde da população de modo a reduzir doenças e mortes evitáveis. O plano estratégico está organizado em quatro eixos de intervenção: promoção de estilos de vida saudáveis; combate às situações de vulnerabilidade; promoção de uma cobertura universal e atempada; e criação de um habitat promotor da saúde. Entre os principais desafios identificados no diagnóstico técnico-científico que sustenta o plano encontram-se: a inatividade física, a alimentação não saudável, o consumo de substâncias psicoativas, o isolamento das pessoas idosas, a insuficiência de respostas na área da deficiência, as dificuldades de acesso aos cuidados de saúde e o planeamento ambiental inadequado.

Para além do documento estratégico, no âmbito da elaboração da Estratégia Municipal de Saúde, o ISPUP desenvolveu o Painel Municipal de Saúde, que foi apresentado durante o encontro. Esta ferramenta disponibiliza informação sobre os dados de saúde e os seus determinantes em Matosinhos, permitindo a sua comparação com os dados nacionais e regionais, facilitando a identificação de tendências, padrões e a respetiva análise.

Na cerimónia, a Estratégia Municipal de Saúde foi apresentada pelo vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, seguindo-se a intervenção do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, António Taveira. A sessão foi encerrada pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro. A apresentação contou ainda com a intervenção da Maria, a primeira assistente virtual do município com recurso a inteligência artificial, que colaborou na apresentação do documento.

Com uma reconhecida experiência em investigação em saúde pública, uma forte capacidade técnica e científica e uma enorme experiência de trabalho interinstitucional, o ISPUP posiciona-se como um parceiro de referência no apoio ao desenho e implementação de políticas públicas de saúde mais equitativas, eficazes e baseadas na evidência, ao serviço das comunidades locais.

Pode ainda ver
Artigos relacionados